Nosso website utiliza cookies para tornar a sua visita mais eficiente. Sem eles algumas áreas como menus, blocos ou slideshows não poderão ser exibidas.

Os "carros alegóricos" de Colônia

O tema do Carnaval é decidido pela Comissão de Carnaval da cidade. Já os carros são idéias enviadas pela população. Tudo começa em setembro, com anúncios assim:

"Estamos à procura de pessoas que possam projetar novas idéias para a criação dos divertidos, bonitos e também políticos e provocativos "Carros-Tema" para desfilar em Colônia, no Rosenmontagszug [desfile da segunda-feira de carnaval] pelo centro da cidade. 'Fastelovend em Blot – he und am Zuckerhot' é o lema da próxima sessão, que também deve ser refletida nos projetos para o desfile". Este foi o chamado do responsável pelo Comitê de Carnaval da cidade de Colônia, Christoph Kuckelkorn, em um jornal local em 2013.


Em janeiro os projetos escolhidos são apresentados à imprensa pelo Comitê de Carnaval. Em 2013 um dos temas mais importantes foi a parceria firmada entre as cidade de Colônia e Rio de Janeiro, em 2011. O carro que representava esta parceria foi idealizado por duas crianças: Lilly Seibel (12) e Adrian Spielbauer (13) enviaram um dos desenhos que foram escolhidos para serem transformados em alegorias para o famoso carnaval da cidade.


O carro que causou grande comoção e inúmeros comentários de nosso público em nossa Fanpage no Facebook, onde a presidente Dilma Rousseff aparece ao lado do presidente da FIFA Joseph Blatter, esmagando casas populares foi criado por Thomas Willmann e a construção ficou a cargo do designer "HoHo".

Naturalmente não existem apenas críticas ao Brasil, mas grande admiração e elogios à beleza e desenvoltura das passistas que representavam o carnaval carioca. De fato, normalmente os temas que costumam aparecer na crítica dos carros tanto do carnaval de Colônia quanto do carnaval de Düsseldorf são mais ligados à Europa e aos Estados Unidos. O Brasil, tendo uma cidade homenageada no desfile de 2013, acabou também virando alvo da habitual ironia do carnaval de Colônia.


Como em todos os anos, a auto-crítica teve o maior número de carros, como o que foi fartamente comentado pela imprensa, onde a chanceler Angela Merkel é representada por uma porca deitada e diversos países em crise na Europa são representados por porquinhos que vão mamar em suas tetas. Também a situação do grupo "punk" russo Pussy Riot foi representado em um dos carros, além de uma crítica ao relacionamento entre o ex-premiê italiano Berlusconi com a Europa.


Veja a galeria de imagens:

[slideshow width="600" height=550" align="none" caption="no"][slider_item title="Carnaval em Colônia" src="/portal/images/stories/artigo_car_krio/colonia2013_1.jpg" ]Carnaval em Colônia [/slider_item][slider_item title="Carnaval em Colônia" src="/portal/images/stories/artigo_car_krio/colonia2013_2.jpg" ]Carnaval em Colônia [/slider_item][slider_item title="Carnaval em Colônia" src="/portal/images/stories/artigo_car_krio/colonia2013_3.jpg" ]Carnaval em Colônia [/slider_item][slider_item title="Carnaval em Colônia" src="/portal/images/stories/artigo_car_krio/colonia2013_4.jpg" ]Carnaval em Colônia [/slider_item][slider_item title="Carnaval em Colônia" src="/portal/images/stories/artigo_car_krio/colonia2013_5.jpg" ]Carnaval em Colônia [/slider_item][slider_item title="Carnaval em Colônia" src="/portal/images/stories/artigo_car_krio/colonia2013_6.jpg" ]Carnaval em Colônia [/slider_item][slider_item title="Carnaval em Colônia" src="/portal/images/stories/artigo_car_krio/colonia2013_7.jpg" ]Carnaval em Colônia [/slider_item][slider_item title="Carnaval em Colônia" src="/portal/images/stories/artigo_car_krio/colonia2013_8.jpg" ]Carnaval em Colônia [/slider_item][slider_item title="Carnaval em Colônia" src="/portal/images/stories/artigo_car_krio/colonia2013_9.jpg" ]Carnaval em Colônia [/slider_item][slider_item title="Carnaval em Colônia" src="/portal/images/stories/artigo_car_krio/colonia2013_9a.jpg" ]Carnaval em Colônia [/slider_item][slider_item title="Carnaval em Colônia" src="/portal/images/stories/artigo_car_krio/colonia2013_9b.jpg" ]Carnaval em Colônia [/slider_item][slider_item title="Carnaval em Colônia" src="/portal/images/stories/artigo_car_krio/colonia2013_9c.jpg" ]Carnaval em Colônia [/slider_item][/slideshow]
Texto: Lia A.

Fontes: Report-K, ksta.de, Kölner Stadt Anzeiger, Rundschau Online, Express, KölnerKarneval.de, Koeln.de, Focus, WDR.
Fotos: Schmülgen, Klaus Michels/Express, Metro, Koeln.de, Focus, Express, wdr.

Comentários  

0 #1 gilmar 14-03-2014 03:45
Tudo lindo no pais honde impera corrupção :lol: :-) :cry:
Reportar ao administrador

You have no rights to post comments

Top