Nosso website utiliza cookies para tornar a sua visita mais eficiente. Sem eles algumas áreas como menus, blocos ou slideshows não poderão ser exibidas.

Toneladas de lixo e muita sujeira: o lado negativo do Carnaval

de turistas todos os anos.



Podemos dizer que a quinta-feira anterior ao domingo de Carnaval é uma espécie de "reabertura" da festa. É a "Weiberfastnacht" ou em tradução literal, "entrudo[1] das mulheres". Tradicionalmente, após as 11h11 as mulheres saem com tesouras para cortar as gravatas dos homens, simbolizando seu domínio sobre o poder masculino. A comemoração continua no "Karnevalsfreitag" (sexta-feira de carnaval), "Nelkensamstag" (sábado de cravos), "Tulpensonntag" (domingo de tulipas), "Rosenmontag" (segunda-feira das rosas, o ponto alto do carnaval) e "Veilchendienstag" (terça-feira das violetas). "Aschermittwoch" é a quarta-feira de cinzas, marcando o início do "Fastenzeit" (quaresma), o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã e dura quarenta dias.

"Am Aschermittwoch ist alles vorbei"[2] - o trabalho essencial da limpeza pública para que tudo volte ao normal

As empresas de limpeza urbana das cidades fazem um calendário especial para o recolhimento de lixo doméstico e operações especiais para limpeza das ruas, principalmente em cidades como Colônia e Düsseldorf, onde as comemorações são efetivamente maiores, com maior número de foliões.

Este ano foram recolhidas 20 toneladas de lixo, grande parte composto por cacos de vidro, somente na segunda-feira de carnaval (Rosenmontag) na cidade de Colônia, informou a porta-voz da AWB Köln, Manuela Feldkamp, ao jornal Weltfälische Nachrichten.

Foto: Stötzel, ksta

Mesmo assim, os funcionários da AWB ficam satisfeitos com a limpeza especial nos dias de festa. "As pessoas estão alegres", disse Gennaro Di Fenza, motorista de um grande "caminhão-varredor", ao jornal Kölner Stadt Anzeiger. Seus colegas alimentam a máquina prensadora de lixo com uma montanha de caixas de papelão: "E a música é sempre boa", acrescenta.

Aos poucos, sob a camada adesiva e colorida, pode-se novamente ver o asfalto e os primeiros carros podem passar nas ruas. Os varredores de rua, no entanto, estão cansados após limparem cerca de 3 quilômetros de rua - e pela rua "Heidestraße" eles tiveram que passar duas vezes, porque varrer uma vez só não foi suficiente.

Foto: Matthias Ahlke, WN.de

 Em 2013, até o final do carnaval de rua, cerca de 350 toneladas de lixo foram recolhidas pela AWB Köln (empresa de limpeza pública de Colônia), informou o porta-voz da empresa Wilfried Berf ao jornal "Die Welt". Um total de 228 equipes de emergência foi disponibilizado na segunda-feira para limpar o trecho de aproximadamente oito quilômetros da passagem do desfile do "Rosenmontag" (segunda-feira). Na terça-feira, as equipes saem novamente nas primeiras horas da manhã para uma limpeza posterior da cidade.

Foto: Stötzel, KSTA

 Violações da ordem pública

As equipes de "ordem pública" também têm muito trabalho. Só no ano de 2013 elas flagaram durante os dias de folia cerca de 183 menores a consumir fumo ilícito ou bebidas alcóolicas - os produtos ilícitos foram apreendidos pelos fiscais. Também foram apreendidas garrafas e copos de vidro dos foliões que desrespeitaram a proibição destes utensílios durante o carnaval.


Apesar das violações, a ação "Mehr Spaß ohne Glas" ("mais diversão sem vidro", em tradução literal) teve resultado satisfatório, com menos acidentes por cortes e perfurações de pneus naquele ano. Menos positivo foi o número de "Wildpinkler" (pessoas que urinam na rua): 402 pessoas foram flagradas pelos agentes, 12 delas mulheres, a fazer xixi na rua. A multa por esta violação pode chegar a até 100 euros.

A festa também pode sair cara para motoristas que estacionam seus carros em área proibida: os carros podem ser rebocados da área dos desfiles.

 

 


[1] Entrudo pode ser definido como uma série de jogos e brincadeiras populares, introduzidas no Brasil pelos portugueses no século XVI, que também foram associadas ao carnaval brasileiro. Pode ser considerado como a fase de gestação do carnaval popular de rua.

[2] "Am Aschermittwoch ist alles vorbei" (tudo acaba na quarta-feira de cinzas): uma música (marchinha) de carnaval, composta por Jupp Schmitz em 1953.


Texto: Lia A.

Fotos: WikiCommons, Stötzel/ksta.de, Matthias Ahlke/wn.de.

Fontes: Deutsche Welle, koeln.de, koelnkarneval.de, Westfälische Nachrichten, die Welt, AWB Köln, RP Online, Kölner Stadt Anzeiger.

Comentários  

0 #1 Benedito 05-03-2014 16:53
:-)
Reportar ao administrador

You have no rights to post comments

Top