Nosso website utiliza cookies para tornar a sua visita mais eficiente. Sem eles algumas áreas como menus, blocos ou slideshows não poderão ser exibidas.

Aproveite a totalidade de seu intercâmbio, estagie!

Conseguir um estágio pode ser um pouco mais complicado do que parece. Como estudante da área de Marketing, comunicação é chave para qualquer posição que você esteja se aplicando. Sem o domínio da língua alemã (como em muitas universidades alemãs com cursos de Global Management, o requisito de alemão era apenas o certificado de A1) foi difícil conseguir um emprego que não cobrasse um alemão avançado.

Por isso dou algumas dicas a partir da minha experiência, de como conseguir um estágio aqui na Alemanha:

Currículo: Já no meio do seu primeiro semestre, você poderá começar a elaborar seu currículo. Aqui na Alemanha é importante que ele seja dividido em no mínimo duas partes. A primeira é o seu Lebenslauf, onde você incluíra informações como seus dados pessoais, cursos realizados e experiência profissional – É o seu currículo. Vale ressaltar que na Alemanha é importante o uso da foto: de preferência vá a um fotógrafo profissional, não é caro e em qualquer ambiente especializado em fotografia você poderá tirar sua Lebenslauf Foto.  A segunda parte é o seu Bewerbungsschreiben (ou somente Anschreiben). Neste documento, você irá apresentar brevemente – e objetivamente – o motivo para sua aplicação. Não poupe esforços para alcançar a perfeição, peça ajuda a seus amigos alemães para elaborar uma carta concisa.

Onde procurar: Na própria Universidade você poderá encontrar Stellenangeboten, ou ainda no departamento direcionado aos estudantes brasileiros. Porém pela internet você encontra milhares de anúncios, em diferentes partes do país.

Inicialmente eu cometi o erro de mandar currículos para todas as empresas contidas em uma lista de e-mails de várias empresas aqui na Alemanha. Isso geralmente não adianta, aconselho procurar por vagas específicas. Sites como Monster, Iagora e Unicum são uma ótima opção para encontrar um estágio interessante – muitas empresas internacionais anunciam nestes portais, e as chances de encontrar estágios apenas para a língua inglesa (caso este for o seu propósito) são mais altas.

Outra dica é  ir diretamente ao site das empresas, pois a maioria oferece um espaço apenas para recrutamento online. Mas prepare-se, muitas vezes este a aplicação online pode ser longa e cansativa, então procure aplicar-se a vagas que você realmente se interessou.

Mais uma dica: o fato de você falar português já é um grande diferencial, então aproveite isso. Tente encontrar vagas em empresas que tenham algum tipo de relação com o Brasil, ou com a língua (meus dois últimos estágios precisavam de alguém que dominasse a língua portuguesa).

Entrevista: A espera pelo retorno pode ser longa, mas chega. Fique atento, pois muitas empresas ligam para o seu telefone de contato, ao invés de enviar-lhe um e-mail. Outras ainda deixam mensagens em sua caixa-postal: tenha sempre um amigo alemão a disposição, para decifrar o conteúdo da mensagem.

Sua entrevista poderá  ser frente a frente ou simplesmente por telefone. Muitas vezes você poderá ser chamado para realizar uma entrevista em outra cidade, e dependendo da distância, não se envergonhe: é normal perguntar por email se a companhia irá cobrir os custos de sua viagem.  As entrevistas por telefone também são comuns: Como também para as entrevistas presenciais, prepare-se com antecedência. Leia sobre a empresa e especificamente sobre a vaga que você está se candidatando. Mesmo se seu alemão ainda for de iniciante, mas já o suficiente para engatar uma conversa, procure realizar a entrevista na língua do país - o fato de você estar na Alemanha por pouco tempo e já falar um pouco de alemão já é um grande diferencial.

Documentos importantes: Você irá precisar de alguns documentos, dentre eles um certificado obtido na Universidade conveniada a fim de obter a permissão de trabalho aqui na Alemanha (o visto de estudante não permite um horário de trabalho integral). No site da embaixada você poderá obter informações sobre o visto de estágio na Alemanha.

Acomodação: Dependendo em que cidade você irá trabalhar, conseguir acomodação na Alemanha pode ser um pouco complicado. Geralmente a empresa irá indicar-lhe alguns locais na área, caso não, peça ajuda. Procurar por WG’s também pode ser útil, mas dependendo da época (por exemplo, o começo de um novo semestre) a maioria das vagas não estará disponível. Os sites do wg-gesucht, Immobilien scout 24, Wohnung jetzt e immowelt poderão ser úteis nesta procura.

Não esquecer: Após o término de seu estágio, não se esqueça de obter uma carta de recomendação – vai acrescentar muitos pontos em seu currículo. Outra dica é manter contato com as pessoas do seu trabalho, pois quem sabe um dia você retorna.

Marina S.

You have no rights to post comments

Top