Nosso website utiliza cookies para tornar a sua visita mais eficiente e dar-lhe mais usabilidade. Eles são necessários para uma melhor funcionalidade do site e sem eles algumas áreas como menus, blocos ou slideshows não poderão ser exibidas.

On Screen Facebook Popup by BNA

Acompanhe e comente nossos temas diários no Facebook!
Curta, compartilhe, PARTICIPE!

Close

  1. Alemanha
  2. Entrevistas
  3. Trabalho Estudos Burocracia

Aproveite a totalidade de seu intercâmbio, estagie!

Muito já se falou sobre estudar fora do Brasil, mas é inegável que a experiência de um intercâmbio a um país desconhecido é uma das experiências mais emocionantes (e desafiadoras) que um estudante pode ter. E foi exatamente isso que eu vivi - uma caminhada que resultou em crescimento pessoal e profissional.

Através de um convênio com minha Universidade viajei até a cidade de Bremen, onde passei meu primeiro semestre estudando na Hochschule Bremen. Lá, aprendi algo muito importante com alguns amigos intercambistas: Não passe um ano apenas pagando algumas cadeiras na Universidade (que muitas vezes não terão equivalência em sua faculdade) – procure estagiar.

É lógica a importância de freqüentar e executar as atividades em uma Universidade Internacional e aproveitar este momento para melhorar seu inglês (já que muitos cursos são ministrados na língua inglesa) e seu alemão, além de proporcionar uma visão de mercado mais abrangente. Mas no segundo momento, procure realizar um Praktikum - esta experiência profissional é de grande importância não só para o seu currículo, como também é uma mistura de novas experiências: da utilização de outra língua no ambiente de trabalho ao envolvimento profissional com pessoas de outras nacionalidades.

Conseguir um estágio pode ser um pouco mais complicado do que parece. Como estudante da área de Marketing, comunicação é chave para qualquer posição que você esteja se aplicando. Sem o domínio da língua alemã (como em muitas universidades alemãs com cursos de Global Management, o requisito de alemão era apenas o certificado de A1) foi difícil conseguir um emprego que não cobrasse um alemão avançado.

Por isso dou algumas dicas a partir da minha experiência, de como conseguir um estágio aqui na Alemanha:

Currículo: Já no meio do seu primeiro semestre, você poderá começar a elaborar seu currículo. Aqui na Alemanha é importante que ele seja dividido em no mínimo duas partes. A primeira é o seu Lebenslauf, onde você incluíra informações como seus dados pessoais, cursos realizados e experiência profissional – É o seu currículo. Vale ressaltar que na Alemanha é importante o uso da foto: de preferência vá a um fotógrafo profissional, não é caro e em qualquer ambiente especializado em fotografia você poderá tirar sua Lebenslauf Foto.  A segunda parte é o seu Bewerbungsschreiben (ou somente Anschreiben). Neste documento, você irá apresentar brevemente – e objetivamente – o motivo para sua aplicação. Não poupe esforços para alcançar a perfeição, peça ajuda a seus amigos alemães para elaborar uma carta concisa.

Onde procurar: Na própria Universidade você poderá encontrar Stellenangeboten, ou ainda no departamento direcionado aos estudantes brasileiros. Porém pela internet você encontra milhares de anúncios, em diferentes partes do país.

Inicialmente eu cometi o erro de mandar currículos para todas as empresas contidas em uma lista de e-mails de várias empresas aqui na Alemanha. Isso geralmente não adianta, aconselho procurar por vagas específicas. Sites como Monster, Iagora e Unicum são uma ótima opção para encontrar um estágio interessante – muitas empresas internacionais anunciam nestes portais, e as chances de encontrar estágios apenas para a língua inglesa (caso este for o seu propósito) são mais altas.

Outra dica é  ir diretamente ao site das empresas, pois a maioria oferece um espaço apenas para recrutamento online. Mas prepare-se, muitas vezes este a aplicação online pode ser longa e cansativa, então procure aplicar-se a vagas que você realmente se interessou.

Mais uma dica: o fato de você falar português já é um grande diferencial, então aproveite isso. Tente encontrar vagas em empresas que tenham algum tipo de relação com o Brasil, ou com a língua (meus dois últimos estágios precisavam de alguém que dominasse a língua portuguesa).

Entrevista: A espera pelo retorno pode ser longa, mas chega. Fique atento, pois muitas empresas ligam para o seu telefone de contato, ao invés de enviar-lhe um e-mail. Outras ainda deixam mensagens em sua caixa-postal: tenha sempre um amigo alemão a disposição, para decifrar o conteúdo da mensagem.

Sua entrevista poderá  ser frente a frente ou simplesmente por telefone. Muitas vezes você poderá ser chamado para realizar uma entrevista em outra cidade, e dependendo da distância, não se envergonhe: é normal perguntar por email se a companhia irá cobrir os custos de sua viagem.  As entrevistas por telefone também são comuns: Como também para as entrevistas presenciais, prepare-se com antecedência. Leia sobre a empresa e especificamente sobre a vaga que você está se candidatando. Mesmo se seu alemão ainda for de iniciante, mas já o suficiente para engatar uma conversa, procure realizar a entrevista na língua do país - o fato de você estar na Alemanha por pouco tempo e já falar um pouco de alemão já é um grande diferencial.

Documentos importantes: Você irá precisar de alguns documentos, dentre eles um certificado obtido na Universidade conveniada a fim de obter a permissão de trabalho aqui na Alemanha (o visto de estudante não permite um horário de trabalho integral). No site da embaixada você poderá obter informações sobre o visto de estágio na Alemanha.

Acomodação: Dependendo em que cidade você irá trabalhar, conseguir acomodação na Alemanha pode ser um pouco complicado. Geralmente a empresa irá indicar-lhe alguns locais na área, caso não, peça ajuda. Procurar por WG’s também pode ser útil, mas dependendo da época (por exemplo, o começo de um novo semestre) a maioria das vagas não estará disponível. Os sites do wg-gesucht, Immobilien scout 24, Wohnung jetzt e immowelt poderão ser úteis nesta procura.

Não esquecer: Após o término de seu estágio, não se esqueça de obter uma carta de recomendação – vai acrescentar muitos pontos em seu currículo. Outra dica é manter contato com as pessoas do seu trabalho, pois quem sabe um dia você retorna.

Marina S.

You have no rights to post comments

Variados...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - LEGOLAND

Para fechar com 'chave de ouro' nosso 'top 10' de parques te...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - BELANTIS

Uma viagem através dos mitos e aventuras é o que promete o p...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - HANSA PARK

Um grande parque temático à beira do mar Báltico é o Hansa-P...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - SERENGETI PARK

Para os fãs da vida selvagem o parque ideal é o Serengeti Pa...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - HEIDE PARK

Na Baixa Saxônia ainda há um destaque para os viciados em ad...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - MOVIE PARK GERMANY

Na Alemanha também existe um parque temático cujo assunto gi...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - PHANTASIALAND

Mais ao norte do país pode-se encontrar um toque de África,...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - HOLIDAY PARK

No estado da Renânia-Palatinado também existe um parque temá...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - TRIPSDRILL

No estado de Baden-Württemberg, sul da Alemanha, fica o parq...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - EUROPA PARK

O maior parque de lazer na Alemanha está localizado no sul d...

[VIDEO] ATUALIZADO: Episódios...

14 Janeiro 2016
[VIDEO] ATUALIZADO: Episódios do "Frauentausch" com participantes brasileiras

[Artigo atualizado em 15.1.2016]Episódio 444 (novo) - quinta...

1963: o ano em que o Lago de C...

12 Janeiro 2016
1963: o ano em que o Lago de Constança congelou completamente

O Lago de Constança está localizado em uma das regiões mais...

Guten Rutsch, Viel Glück und F...

31 Dezembro 2015
Guten Rutsch, Viel Glück und Frohes Neues Jahr: Os símbolos de sorte na Alemanha

Você já ganhou, presenteou ou viu em lojas de presentes aqu...

Mapa com mais de 850 Mercados...

25 Novembro 2015
Mapa com mais de 850 Mercados de Natal na Alemanha

Os Weihnachtsmärkte (Mercados de Natal) são uma tradição nat...

O Natal na caixa de sapatos...

02 Novembro 2015
O Natal na caixa de sapatos...

Como tudo começou... Você conhece a campanha "Weihnachten im...

Oktoberfest: O que diz o laço...

27 Setembro 2015
Oktoberfest: O que diz o laço do Dirndl?

O tradicional vestido utilizado na Oktoberfest e outras fes...

Oktoberfest: "O'zapft is!...

21 Setembro 2015
Oktoberfest: "O'zapft is!"  O zap... quê???

Logo após um pequeno passeio de carruagem, onde os anfitriõ...

Onde tem mais empregos na Alem...

30 Julho 2015
Onde tem mais empregos na Alemanha?

 Cerca de 523 mil novos empregos foram criados em julho [201...

Sou estrangeiro, quero trabalh...

22 Julho 2015
Sou estrangeiro, quero trabalhar na Alemanha

Eu sou estrangeiro e gostaria de trabalhar na Alemanha. Qua...

Novo passaporte brasileiro ser...

14 Julho 2015
Novo passaporte brasileiro será lançado no exterior

O Ministério das Relações Exteriores publicou em sua fanpag...