Nosso website utiliza cookies para tornar a sua visita mais eficiente. Sem eles algumas áreas como menus, blocos ou slideshows não poderão ser exibidas.

Badeschiff: a piscina flutuante de Berlim

O Badeschiff Berlim é uma piscina de água doce localizada no Rio Spree, em Berlim.

A construção foi iniciada em 2002 pela artista visual alemã Susanne Lorenz e grupo espanhol AMP Arquitectos, com o arquiteto espanhol Gil Wilk, como parte de uma competição da "StadtKunstProjekte e.V". Com o título original "Spreebrücke" (ponte do rio Spree) o "Badeschiff" é feito de parte de uma embarcação do tipo "chata", um tipo de balsa que quando acoplada a um rebocador é usada para transporte fluvial de cargas.

A chata utilizada para o projeto foi equipada com toda a tecnologia necessária para o funcionamento de uma grande piscina de natação, como circulação, aquecimento e purificação de água, impermeabilizada e forrada com material para piscina na cor azul-turquesa. Ela flutua no rio Spree, firmemente ancorada por trás da Arena Berlin, podendo ser acessada por um cais chamado "Spree Bridge". Perto do cais há espreguiçadeiras distribuídas sobre uma plataforma de madeira. O "Badeschiff" foi inaugurado em maio de 2004 e é administrado pela Arena Berlin.


O Badeschiff Berlin tem  32,50m de comprimento e uma largura de 8,20m. A piscina comporta um volume de 295 metros cúbicos de água, com uma temperatura de cerca de 24° Celsius.

Uma sauna sobre o gelo

Para uso no inverno, no outono de 2005 a piscina se transformou pela primeira vez em "Winterbadeschiff". Com projeto da Gil Wilk Arquitectos e Thomas Freiwald, a piscina eo cais foram cobertos com madeira "pinus" (Kiefer) e uma membrana dupla de PVC formando a cobertura e as paredes. Dentro desta construção encontra-se uma área aquecida com duas saunas, piscinas, bar e área para relaxar.

Na primavera a cobertura é novamente retirada e o Badeschiff volta a ser usado como piscina aberta.

A conversão para inverno, como "Winterbadeschiff" recebeu, no ano de 2007, o Prêmio  de BDA Arquitetura "Nike" na categoria "custo e benefício". No entanto, atualmente esta conversão para uso no inverno não é mais utilizada.

Informações: http://www.arena.berlin/portfolio/badeschiff/


Fotos: Badeschiff, Arena Berlin
Fontes: Arena BerlinStadkunstprojekte, Wikipedia


You have no rights to post comments

Top