Nosso website utiliza cookies para tornar a sua visita mais eficiente. Sem eles algumas áreas como menus, blocos ou slideshows não poderão ser exibidas.

Perfil BnA: Carolina Moraes

Pontualidade e segurança são as coisas que mais lhe agradam no país: "Ah, o 'Dönner Teller' também!", brinca. Mas o mau humor e a "cara feia" de algumas pessoas, relativamente comuns por aqui, a incomodam um pouco. Muito ligada à família, quando perguntamos sobre o que ficou no Brasil e que mais lhe faz falta ela responde rapidamente: "Minha avó". E o que não faz falta? "Das minhas neuroses devido à falta de segurança eu não sinto falta, não".

Estudar na Alemanha

Carol é bióloga, defendeu sua tese de mestrado há alguns meses (novembro de 2007) e sente a satisfação de ter cumprido mais uma importante etapa na sua vida profissional: "Finalmente sou uma mulher livre. Só que não caiu a ficha ainda."

carol3Sobre o comportamento acadêmico na Alemanha, Carol revela sua experiência: "Aqui os professores e orientadores são vistos como 'deuses'! Este tratamento impessoal e formalidades são um pouco chatos pra mim. Mesmo nas festas de departamento não consigo me sentir à vontade. Por outro lado, consigo trabalhar e produzir bem mais aqui [do que no Brasil]. Ninguém brinca na hora do expediente. Também aprendi muito com a independência de cada estudante. O orientador não é sua babá. Você é totalmente responsável pelo seu planejamento e progresso durante o experimento. O orientador está ali apenas para uma BREVE orientação." E continua: "No Brasil há mais criatividade devido à carência de material, dependendo da instituição. Mas ainda não me acostumei a jogar fora a Placa de Petri ou o Tubo Falcon após o experimento. No Brasil a gente reutilizava muita coisa. Essa carência de incentivo atrapalha muito a área de pesquisa. Enquanto 'os caras aqui' produzem dez artigos científicos com novas descobertas, nós conseguimos publicar três!!! A concorrência é desleal".

O melhor e o pior do mundo acadêmico: "O mundo acadêmico é uma fogueira de vaidades. Mas a parte boa é poder conversar coisas que ninguém no 'mundo real' tem interesse, como por exemplo, a proteína responsável pela cor vermelha do olho da drozófila ou o número de ovos e a dimensão dos mesmos encontrados na fêmea do verme S. mansoni... e ficar totalmente satisfeito com isso", brinca.

 

girafinha

O estilo Carol

Nossa "girafinha" é uma pessoa sentimental, sensível, um pouco tímida e discreta. "Já fui de agitos, hoje sou mais de calmaria. Gosto de jantar fora e ver um filminho", conta.

 

Girafinha? Por que o avatar da Carol virou praticamente sua "marca" no forum do nosso site?

"Identificação. Tenho o pescoço longo e gosto de usar gorrinho de Natal", revela sorrindo.



Carol por Carol

"Carolina é uma menina bem difícil de esquecer

Anda bonita e um brilho no olhar

Tem um jeito adolescente que me faz enlouquecer

E um jeito molejo que eu não vou te enganar"

(Seu Jorge)

...Acho que a letra combina bem comigo... (risos).

 

Um recado da Carol para os leitores do Verdinho:

"Você tem que seguir sua verdade sempre, independente de outras coisas."

 

PingpongPing Pong

 

Nome: Carolina da Costa Fernandes Moraes.
Profissão: Bióloga e aqui, Promoterin.

Idade: 30.
Cidade onde nasceu: Rio de Janeiro.
Cidade onde mora: Berlin.
Estado civil: casada.
Filhos: "nop" (n
ão).
Sua arma de sedução: olhar.
Perfume: Eau des Mervelles, da Hermes.
Homem bonito: marido e Gianne.
Se pudesse eu iria para: Fernando de Noronha.
Com: Helge.
Deixaria numa ilha deserta: Gente com mau humor.
Escritor: Eu adoro os livros do Noah Gordon.
Cantor: Raulzito, Caetano, Alceu Valença... eu adoro MPB!
Cantora: Patrícia Marx (aquela mesma, ex-"Clube da Crian
ça"). A voz dela e fantástica!
Música: tantas...
Alemanha por uma brasileira em uma frase: Um aprendizado.
Alemães por Carol: De maneira geral estou gostando deles.
Sul ou Norte (da Alemanha): Norte! ;)
Düsseldorf é: "
Da simmer dabei, dat is prima!" ;o)  *
Não consigo viver sem: Rímel e corretivo para olheiras.
Um defeito: Impaciência.
Griffe: não ligo...
Homem tem que ser: carinhoso.
Viagem dos sonhos: Caribe.
Cidade preferida: não tenho.
O que mais detesta:
Gente fedorenta.
Eu adoro fazer: Ler, ver filmes, malhar na academia.
Se você não morasse na Alemanha, onde você viveria: Espanha.
Sua melhor decisão: vir para cá.
Palavra ou expressão preferida na língua alemã: lecker.
... e no Português: Cafonette, credo! E mais algumas que eu invento.

*Trecho da música "Viva Colonia ", do grupo "Die Höner".

Carol por BNAs:

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Carol, deixe aqui sua homenagem para ela! Escreva um e-mail para nosso Portal e sua frase aparecerá em algumas horas.

 

• Conheci a Carol no dia que ela apresentou o mestrado. Ela tem carinha de criança, parece um pouco tímida, mas é super simpática. Dá vontade de apertar as bochechas. Beijo carinhoso Carol!! (Danibrs - Düsseldorf - Alemanha)

• Ainda não conheci a Carol pessoalmente, mas falar com ela ao telefone é muito agradável. Espero poder um dia conhecê-la. Ela é uma pessoa especial, pela qual temos muito carinho em nosso grupo. (Lia A. - Stuttgart - Alemanha)

• A Carol é tudo o que está escrito aí em cima e muito mais. Uma pessoa muito legal e sincera, com quem podemos trocar idéias e risadas. Gostei muito de conhecê-la virtualmente e mais ainda pessoalmente. Beijo enorme e muita sorte para você. (Ute Ritter - Bonn - Alemanha)

• Gente, como ela é linda, um mulherão. Eu fazia uma imagem bem diferente dela.  Carol foi a minha amiga secreta deste ano. Ela me enganou direitinho. Foi uma delícia poder conviver com ela um pouquinho no amigo secreto, apesar da distância. Espero em breve podermos fofocar pessoalmente. (Tatiani - São Paulo - Brasil)

Adorei o texto e é muito bom poder conhecê-la melhor!!! (Prazer... Sissa!!) Carol parece ser uma pessoa de garra e é muito bonita também. Aliás: "...as coisas que mais lhe agradam no país: Ah, o 'Dönner Teller' também!"... concordo plenamente :) Beijinhosssss! (Sissa - Neu Isenburg - Alemanha)

Eu a conheco! Ela é uma mulher com cara de menina, linda, muito amorosa e sorridente, agora fazendo sucesso em Berlim. O perfil ficou lindo!!! E ela merece!!!! Adorei as fotos dela de top model!!! (Andrea B. - Berlin - Alemanha)

Tu és muito linda!!! Li no teu olhar!!! Sabes que quando fui ao Zoo e vi uma girafinha pela primeira vez de pertinho, observei que ela tinha lindos cílios. Aquele olhar era muito cativante. Era assim que eu te via no fórum. Pelo olhar da girafinha. E realmente tens um lindo olhar!!!!!! (Maria - Stromberg - Alemanha)

Tive a oportunidade e o prazer de conhecer e trabalhar com a Carol. Delicada, inteligente, linda e estilosa, pra citar apenas alguns dos muitos adjetivos que ficaram na minha mente. Beijo, Carol! (Denise - Erlangen - Alemanha)

Gostei muito de conhecer um pouquinho mais de você, Carol!! Sempre gostei dos seus comentários. Você me parece uma pessoa corajosa e de opinião! Parabéns! Espero em breve poder te conhecer pessoalmente. (Aléxia - Erlangen - Alemanha)

Muito bom saber um pouco mais sobre você, Carol. Quem sabe um dia também poderei conhecer a D. Girafinha do Verdinho? Abraços pra você e tudo de bom! (Stella - Essen - Alemanha)

Eu ainda não conheço a Carol pessoalmente, mas felizmente tenho sempre a oportunidade de "lê-la" no nosso fórum e também receber seus recadinhos no Orkut. Sempre simpática! Adorei conhecer um pouquinho mais sobre ela e quero parabenizá-la pela força de vontade e pela maneira de encarar as situações que lhe aparecem.Carol, beijos pra você. Continue assim sempre! (Laura S. - Dortmund - Alemanha)

 


 

Texto: Lia A.
Fotos: Gentilmente cedidas por Carolina Moraes.
Copyright: http://www.brasileiros-na-alemanha.com/portal/

Este texto só poderá ser reproduzido ou traduzido (completo ou em parte) com autorização do site Brasileiros-na-alemanha.com. A reprodução só será autorizada se forem DADOS OS DEVIDOS CRÉDITOS AO SITE E À AUTORA.

A divulgação DO LINK para este artigo está liberada.


 

You have no rights to post comments

Top