Nosso website utiliza cookies para tornar a sua visita mais eficiente e dar-lhe mais usabilidade. Eles são necessários para uma melhor funcionalidade do site e sem eles algumas áreas como menus, blocos ou slideshows não poderão ser exibidas.

On Screen Facebook Popup by BNA

Acompanhe e comente nossos temas diários no Facebook!
Curta, compartilhe, PARTICIPE!

Close

  1. Alemanha
  2. Entrevistas
  3. Trabalho Estudos Burocracia

Perfil BnA: Carolina Moraes

Carolina da Costa F. Moraes, a nossa Carol, é a entrevistada que marca a estréia do novo BNA-Perfil: agora, além dos moderadores que convidamos para entrevistas, todos os usuários e visitantes também podem sugerir nomes para o perfil ou podem preencher o formulário para se candidatar a um perfil. Mas lembre-se: a decisão para o convite para entrevista ou exibição do perfil é da administração do site, de acordo com critérios próprios, ok?

 

Carol1Independência, delicadeza e força:

Carolina Moraes

Carol é uma bela carioca, de voz simpática e um jeito tranqüilo e cativante, que aparece regularmente em nosso forum nos presenteando com seu bom humor e temas interessantes. Morou até bem pouco tempo em Wüppertal e estudava em Colônia, onde terminou sua tese de mestrado. No pouco tempo que sobra, Carol ainda tem energia para trabalhar como promoter para uma empresa alemã ou, ainda, dar uma passadinha pra falar com a gente no forum e  pra ajudar a corrigir as falhas de conversão de um monte de textos do nosso Verdinho. E quando vai ao Brasil ela ainda se lembra de trazer presentes para os visitantes do site !!!

Alemanha

Carolina Moraes vive na Alemanha há cerca de três anos, devido a uma transferência de trabalho de seu marido. Em 2002 ela passou cinco meses em Düsseldorf para aprender o idioma, um pouco sobre a cultura do país e para aprender a se virar sozinha. A primeira impressão é a que fica, diz o velho ditado popular. Perguntamos qual foi a primeira impressão que Carolina Moraes teve da Alemanha e se ela permaneceu após estes quase três anos: "Achei um sonho. Lembro de um Natal em que eu chorei muito porque parecia conto de fadas, com neve, pinheiro de verdade e todas as decorações natalinas típicas. Hoje em dia vejo a Alemanha como um país normal, com seus problemas e suas vantagens".

 

{snippet 3}

Pontualidade e segurança são as coisas que mais lhe agradam no país: "Ah, o 'Dönner Teller' também!", brinca. Mas o mau humor e a "cara feia" de algumas pessoas, relativamente comuns por aqui, a incomodam um pouco. Muito ligada à família, quando perguntamos sobre o que ficou no Brasil e que mais lhe faz falta ela responde rapidamente: "Minha avó". E o que não faz falta? "Das minhas neuroses devido à falta de segurança eu não sinto falta, não".

Estudar na Alemanha

Carol é bióloga, defendeu sua tese de mestrado há alguns meses (novembro de 2007) e sente a satisfação de ter cumprido mais uma importante etapa na sua vida profissional: "Finalmente sou uma mulher livre. Só que não caiu a ficha ainda."

carol3Sobre o comportamento acadêmico na Alemanha, Carol revela sua experiência: "Aqui os professores e orientadores são vistos como 'deuses'! Este tratamento impessoal e formalidades são um pouco chatos pra mim. Mesmo nas festas de departamento não consigo me sentir à vontade. Por outro lado, consigo trabalhar e produzir bem mais aqui [do que no Brasil]. Ninguém brinca na hora do expediente. Também aprendi muito com a independência de cada estudante. O orientador não é sua babá. Você é totalmente responsável pelo seu planejamento e progresso durante o experimento. O orientador está ali apenas para uma BREVE orientação." E continua: "No Brasil há mais criatividade devido à carência de material, dependendo da instituição. Mas ainda não me acostumei a jogar fora a Placa de Petri ou o Tubo Falcon após o experimento. No Brasil a gente reutilizava muita coisa. Essa carência de incentivo atrapalha muito a área de pesquisa. Enquanto 'os caras aqui' produzem dez artigos científicos com novas descobertas, nós conseguimos publicar três!!! A concorrência é desleal".

O melhor e o pior do mundo acadêmico: "O mundo acadêmico é uma fogueira de vaidades. Mas a parte boa é poder conversar coisas que ninguém no 'mundo real' tem interesse, como por exemplo, a proteína responsável pela cor vermelha do olho da drozófila ou o número de ovos e a dimensão dos mesmos encontrados na fêmea do verme S. mansoni... e ficar totalmente satisfeito com isso", brinca.

 

girafinha

O estilo Carol

Nossa "girafinha" é uma pessoa sentimental, sensível, um pouco tímida e discreta. "Já fui de agitos, hoje sou mais de calmaria. Gosto de jantar fora e ver um filminho", conta.

 

Girafinha? Por que o avatar da Carol virou praticamente sua "marca" no forum do nosso site?

"Identificação. Tenho o pescoço longo e gosto de usar gorrinho de Natal", revela sorrindo.



Carol por Carol

"Carolina é uma menina bem difícil de esquecer

Anda bonita e um brilho no olhar

Tem um jeito adolescente que me faz enlouquecer

E um jeito molejo que eu não vou te enganar"

(Seu Jorge)

...Acho que a letra combina bem comigo... (risos).

 

Um recado da Carol para os leitores do Verdinho:

"Você tem que seguir sua verdade sempre, independente de outras coisas."

 

PingpongPing Pong

 

Nome: Carolina da Costa Fernandes Moraes.
Profissão: Bióloga e aqui, Promoterin.

Idade: 30.
Cidade onde nasceu: Rio de Janeiro.
Cidade onde mora: Berlin.
Estado civil: casada.
Filhos: "nop" (n
ão).
Sua arma de sedução: olhar.
Perfume: Eau des Mervelles, da Hermes.
Homem bonito: marido e Gianne.
Se pudesse eu iria para: Fernando de Noronha.
Com: Helge.
Deixaria numa ilha deserta: Gente com mau humor.
Escritor: Eu adoro os livros do Noah Gordon.
Cantor: Raulzito, Caetano, Alceu Valença... eu adoro MPB!
Cantora: Patrícia Marx (aquela mesma, ex-"Clube da Crian
ça"). A voz dela e fantástica!
Música: tantas...
Alemanha por uma brasileira em uma frase: Um aprendizado.
Alemães por Carol: De maneira geral estou gostando deles.
Sul ou Norte (da Alemanha): Norte! ;)
Düsseldorf é: "
Da simmer dabei, dat is prima!" ;o)  *
Não consigo viver sem: Rímel e corretivo para olheiras.
Um defeito: Impaciência.
Griffe: não ligo...
Homem tem que ser: carinhoso.
Viagem dos sonhos: Caribe.
Cidade preferida: não tenho.
O que mais detesta:
Gente fedorenta.
Eu adoro fazer: Ler, ver filmes, malhar na academia.
Se você não morasse na Alemanha, onde você viveria: Espanha.
Sua melhor decisão: vir para cá.
Palavra ou expressão preferida na língua alemã: lecker.
... e no Português: Cafonette, credo! E mais algumas que eu invento.

*Trecho da música "Viva Colonia ", do grupo "Die Höner".

Carol por BNAs:

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Carol, deixe aqui sua homenagem para ela! Escreva um e-mail para nosso Portal e sua frase aparecerá em algumas horas.

 

• Conheci a Carol no dia que ela apresentou o mestrado. Ela tem carinha de criança, parece um pouco tímida, mas é super simpática. Dá vontade de apertar as bochechas. Beijo carinhoso Carol!! (Danibrs - Düsseldorf - Alemanha)

• Ainda não conheci a Carol pessoalmente, mas falar com ela ao telefone é muito agradável. Espero poder um dia conhecê-la. Ela é uma pessoa especial, pela qual temos muito carinho em nosso grupo. (Lia A. - Stuttgart - Alemanha)

• A Carol é tudo o que está escrito aí em cima e muito mais. Uma pessoa muito legal e sincera, com quem podemos trocar idéias e risadas. Gostei muito de conhecê-la virtualmente e mais ainda pessoalmente. Beijo enorme e muita sorte para você. (Ute Ritter - Bonn - Alemanha)

• Gente, como ela é linda, um mulherão. Eu fazia uma imagem bem diferente dela.  Carol foi a minha amiga secreta deste ano. Ela me enganou direitinho. Foi uma delícia poder conviver com ela um pouquinho no amigo secreto, apesar da distância. Espero em breve podermos fofocar pessoalmente. (Tatiani - São Paulo - Brasil)

Adorei o texto e é muito bom poder conhecê-la melhor!!! (Prazer... Sissa!!) Carol parece ser uma pessoa de garra e é muito bonita também. Aliás: "...as coisas que mais lhe agradam no país: Ah, o 'Dönner Teller' também!"... concordo plenamente :) Beijinhosssss! (Sissa - Neu Isenburg - Alemanha)

Eu a conheco! Ela é uma mulher com cara de menina, linda, muito amorosa e sorridente, agora fazendo sucesso em Berlim. O perfil ficou lindo!!! E ela merece!!!! Adorei as fotos dela de top model!!! (Andrea B. - Berlin - Alemanha)

Tu és muito linda!!! Li no teu olhar!!! Sabes que quando fui ao Zoo e vi uma girafinha pela primeira vez de pertinho, observei que ela tinha lindos cílios. Aquele olhar era muito cativante. Era assim que eu te via no fórum. Pelo olhar da girafinha. E realmente tens um lindo olhar!!!!!! (Maria - Stromberg - Alemanha)

Tive a oportunidade e o prazer de conhecer e trabalhar com a Carol. Delicada, inteligente, linda e estilosa, pra citar apenas alguns dos muitos adjetivos que ficaram na minha mente. Beijo, Carol! (Denise - Erlangen - Alemanha)

Gostei muito de conhecer um pouquinho mais de você, Carol!! Sempre gostei dos seus comentários. Você me parece uma pessoa corajosa e de opinião! Parabéns! Espero em breve poder te conhecer pessoalmente. (Aléxia - Erlangen - Alemanha)

Muito bom saber um pouco mais sobre você, Carol. Quem sabe um dia também poderei conhecer a D. Girafinha do Verdinho? Abraços pra você e tudo de bom! (Stella - Essen - Alemanha)

Eu ainda não conheço a Carol pessoalmente, mas felizmente tenho sempre a oportunidade de "lê-la" no nosso fórum e também receber seus recadinhos no Orkut. Sempre simpática! Adorei conhecer um pouquinho mais sobre ela e quero parabenizá-la pela força de vontade e pela maneira de encarar as situações que lhe aparecem.Carol, beijos pra você. Continue assim sempre! (Laura S. - Dortmund - Alemanha)

 


 

Texto: Lia A.
Fotos: Gentilmente cedidas por Carolina Moraes.
Copyright: http://www.brasileiros-na-alemanha.com/portal/

Este texto só poderá ser reproduzido ou traduzido (completo ou em parte) com autorização do site Brasileiros-na-alemanha.com. A reprodução só será autorizada se forem DADOS OS DEVIDOS CRÉDITOS AO SITE E À AUTORA.

A divulgação DO LINK para este artigo está liberada.


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Variados...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - LEGOLAND

Para fechar com 'chave de ouro' nosso 'top 10' de parques te...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - BELANTIS

Uma viagem através dos mitos e aventuras é o que promete o p...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - HANSA PARK

Um grande parque temático à beira do mar Báltico é o Hansa-P...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - SERENGETI PARK

Para os fãs da vida selvagem o parque ideal é o Serengeti Pa...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - HEIDE PARK

Na Baixa Saxônia ainda há um destaque para os viciados em ad...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - MOVIE PARK GERMANY

Na Alemanha também existe um parque temático cujo assunto gi...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - PHANTASIALAND

Mais ao norte do país pode-se encontrar um toque de África,...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - HOLIDAY PARK

No estado da Renânia-Palatinado também existe um parque temá...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - TRIPSDRILL

No estado de Baden-Württemberg, sul da Alemanha, fica o parq...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - EUROPA PARK

O maior parque de lazer na Alemanha está localizado no sul d...

[VIDEO] ATUALIZADO: Episódios...

14 Janeiro 2016
[VIDEO] ATUALIZADO: Episódios do "Frauentausch" com participantes brasileiras

[Artigo atualizado em 15.1.2016]Episódio 444 (novo) - quinta...

1963: o ano em que o Lago de C...

12 Janeiro 2016
1963: o ano em que o Lago de Constança congelou completamente

O Lago de Constança está localizado em uma das regiões mais...

Guten Rutsch, Viel Glück und F...

31 Dezembro 2015
Guten Rutsch, Viel Glück und Frohes Neues Jahr: Os símbolos de sorte na Alemanha

Você já ganhou, presenteou ou viu em lojas de presentes aqu...

Mapa com mais de 850 Mercados...

25 Novembro 2015
Mapa com mais de 850 Mercados de Natal na Alemanha

Os Weihnachtsmärkte (Mercados de Natal) são uma tradição nat...

O Natal na caixa de sapatos...

02 Novembro 2015
O Natal na caixa de sapatos...

Como tudo começou... Você conhece a campanha "Weihnachten im...

Oktoberfest: O que diz o laço...

27 Setembro 2015
Oktoberfest: O que diz o laço do Dirndl?

O tradicional vestido utilizado na Oktoberfest e outras fes...

Oktoberfest: "O'zapft is!...

21 Setembro 2015
Oktoberfest: "O'zapft is!"  O zap... quê???

Logo após um pequeno passeio de carruagem, onde os anfitriõ...

Onde tem mais empregos na Alem...

30 Julho 2015
Onde tem mais empregos na Alemanha?

 Cerca de 523 mil novos empregos foram criados em julho [201...

Sou estrangeiro, quero trabalh...

22 Julho 2015
Sou estrangeiro, quero trabalhar na Alemanha

Eu sou estrangeiro e gostaria de trabalhar na Alemanha. Qua...

Novo passaporte brasileiro ser...

14 Julho 2015
Novo passaporte brasileiro será lançado no exterior

O Ministério das Relações Exteriores publicou em sua fanpag...

Um hobby com infinitas possibi...

06 Julho 2015
Um hobby com infinitas possibilidades

Sou Regiane Silveira, formada em administração de empresas...

Reborn: os bebês de silicone q...

28 Abril 2015
Reborn: os bebês de silicone que parecem reais

Olá, eu sou a Sueli Cottone e faço bebês "Reborn". São bone...

Patchwork Moderno

23 Abril 2015
Patchwork Moderno

Patchwork Moderno? Quase sempre, quando falo que faço Patch...

10 brasileiros de sucesso na A...

30 Maio 2014
10 brasileiros de sucesso na Alemanha

Existem muitos brasileiros de sucesso na Alemanha. Evidentem...

Olaf Dammann: um coração divid...

20 Maio 2014
Olaf Dammann: um coração dividido entre Brasil e Alemanha

Vamos conhecer mais um alemão que curte muito o Brasil e é...

Determinação e persistência: p...

13 Maio 2014
Determinação e persistência: palavras-chave para atingir um objetivo

Marina Wagner é psicóloga e especialista em "Desenvolviment...

Aline Celi leva moda com suste...

06 Maio 2014
Aline Celi leva moda com sustentabilidade à Berlin Fashion Week

Foto: Micaela Schäfer, Aline Celi e modelo na Berlin Fashio...

Um alemão apaixonado pelo Bras...

28 Abril 2014
Um alemão apaixonado pelo Brasil

Um jovem alemão vem conquistando muitos brasileiros, tanto n...

Monitor Formigão movimenta Ham...

24 Abril 2014
Monitor Formigão movimenta Hamburgo na ginga da Capoeira

Diego Vinicius Goulart é um capoeirista que fala de seu trab...

Carina Dittrich: uma cidadã do...

07 Abril 2014
Carina Dittrich: uma cidadã do mundo

Carina Dittrich mora na Alemanha, mas é preciso sempre dar...

Edson Cordeiro: o talento bras...

07 Abril 2014
Edson Cordeiro: o talento brasileiro que encanta a Alemanha

Edson Cordeiro é o fenômeno versátil, considerado pela impre...

Personalidade: Ubirajara Fidal...

22 Abril 2010
Personalidade: Ubirajara Fidalgo

A abolição da escravidão, apesar de garantir a liberdade, nã...