Nosso website utiliza cookies para tornar a sua visita mais eficiente. Sem eles algumas áreas como menus, blocos ou slideshows não poderão ser exibidas.

O Natal na caixa de sapatos...



Como tudo começou...

Você conhece a campanha "Weihnachten im Schuhkarton" da ONG "Geschenke der Hoffnung"?

Quando, em 1996, a Dra. Irmhild Baerend, editora-chefe da revista "Entscheidung", chamou seus leitores para fazer pequenos pacotinhos para um "Natal em uma caixa de sapatos", ela não tinha idéia do grande impacto que seu artigo teria. Já no primeiro ano, 1.600 pessoas enviaram seus "Päckchen" (pacotinhos, em tradução livre) diretamente para Berlim. De lá os pacotes foram redirecionados para o primeiro país beneficiário - Polônia. Dezenove temporadas mais tarde, a idéia se espalhou por todo os países de língua alemã. Mais de 6,5 milhões de meninas e meninos já foram presenteados. A caridade e o amor de Deus eram palpáveis.

Em 2015, a ação "Weihnachten im Schuhkarton" (Natal em Caixa de Sapatos) comemora sua 20a edição. Um dos destaques foi a missa especial comemorativa, em 20 de setembro, na Christuskirche em Berlim. Deixe-se inspirar por uma idéia que não faz a alegria apenas do presentado, mas também de quem presenteia!

(Retirado do texto original em alemão no site da ONG na Alemanha).

Como participar?

Este guia passo-a-passo, encontrado no site da ONG, vai ajudar a fazer o seu pacotinho e enviar para uma criança necessitada. Há um video (em alemão) que dá algumas dicas de presentes para enviar mais abaixo neste artigo.


1) Reserve 6 Euros para cada pacotinho. Este valor deverá ser doado no momento da entrega do pacotinho nos postos de recebimento dos presentinhos. Neste link você encontrará os locais mais perto de você para entregar. Você também pode efetuar sua doação em dinheiro através do link: https://www.geschenke-der-hoffnung.org/spenden/jetzt-spenden/spenden/

2) Decore uma caixa de sapatos: você deve decorar a caixa de sapato de forma que a tampa e o corpo da caixa sejam cobertos separadamente. A caixa de sapatos deve ter as medidas aproximadas de 30 x 20 x 10 cm.

3) Escolha quem você quer presentear: cole na tampa da caixa a etiqueta indicando para que idade e sexo o seu presente é mais indicado: Meninas ou Meninos, idades: 2 a 4, 5 a 9 ou 10 a 10 anos. O modelo da etiqueta para imprimir você econtrará neste link: https://www.geschenke-der-hoffnung.org/fileadmin/user_upload/gdh/shop/wis/WiS_JM-Aufklebr2015_Druckvorlage2.pdf


4) Coloque seus presentes na caixa. Não se esqueça uma mensagem pessoal ou, se desejar, uma foto sua para a criança que receberá seu presente.

5) Em seguida, feche a caixa de sapatos com elásticos e leve sua doação ao posto de entrega até o dia 15 de novembro de 2015.


Vídeo: Como arrumar uma caixa de sapatos



Recomendações de presentes

Anos de experiência mostraram que uma caixa de sapatos dá mais alegria quando ela está cheia de coisas úteis e bonitas. Faça uma mistura de:

- Vestuário (não lavar): roupa de banho, boné de beisebol, luvas, chinelos, camisa, casaco, calças longas ou curtas, casaco, chapéu, camisola, saia, lenço, calçados, roupas íntimas para prática de esqui (são roupas "de baixo" que são mais quentes para usar sob a roupa de esporte), meias, roupas esportivas, calças justas, faixa de cabelo, t-shirt etc.

- Bicho de pelúcia

- Itens de higiene: creme, desodorante roll-on / desodorante spray, gel de banho e xampu (se houver embalagem à prova de vazamentos), escova de cabelo, enfeites de cabelo, creme para as mãos, toalha, pente, protetor labial, toalha, escova de dentes, pasta de dentes, copo escova de dentes etc.

- Brinquedos: Auto, bola, boneca Barbie, luva de basebol, livro de histórias sem texto, gravador, lanterna Dynamo, avião, futebol com bomba de ar, bola de borracha (Flummi) Gummitwist, yo-yo, pequeno Softball Set, plasticina, centrífuga, Lego, livro para colorir, harmonica, mármores, Poesiealbum, bonecas e roupas de bonecas, quebra-cabeça, corda de salto, etiqueta / Sticker Album, Cartão (ONU, Quarteto etc.), raquetes de tênis de mesa e bolas, dados / dados etc.

- Doces em embalagem original (válidos até pelo menos março do ano seguinte.): Doces / goma de mascar / pirulitos sem gelatina ou um agente de gelificação, caramelos, chocolate sem recheios e em pedaços (nougat, recheio cremoso, cremes de leite, etc), toffeebonbons, doces de glicose ou balas, ovo com surpresa, chocolate branco, chocolate amargo.

- Material escolar: papel para artes, tesouras (de ponta arredondada), livro de imagens, lápis com apontador e borrachas coloridas, bloco, artigos de papelaria, envelopes, caixa de lápis, caneta com cartuchos, canetas de madeira, calendários, cola em bastão, giz, caneta, régua, livros para colorir, caixa de pintura , escovas, cadernos escolares, calculadoras com bateria solar, lápis de cor, compasso etc.

- Uma saudação pessoal e/ou uma foto sua.

Recomendações para diferentes faixas etárias podem ser encontradas neste link (arquivo em pdf): https://www.geschenke-der-hoffnung.org/fileadmin/user_upload/gdh/Mitmachen/Weihnachten_im_Schuhkarton/WiS_Einkaufszettel2015.pdf


Não são permitidos

Devido aos regulamentos aduaneiros nos diferentes países beneficiários e por respeito para a credibilidade das comunidades distribuindo estas coisas não são permitidas.

- Bens usados de qualquer tipo, especialmente roupas
- Alimentos como biscoitos, pão de gengibre, nozes, açúcar, café, massas, sucos, bebidas em pó, bolo, alimentos enlatados, cereais, barras de granola, chá, frutas secas e similares.
- Chocolate com recheio em pedaços (como nozes, biscoitos, crocantes)
- Gelatinas como ursinhos de goma, balas de goma mastigável, doces, e similares.
- Sabão, fluidos (por exemplo: bolhas de sabão)
- Medicamentos e vitamina efervescentes.
- Objetos frágeis (fáceis de quebrar).
- Objetos perigosos e pontiagudos, cortantes e outros (por ex., como tesouras, ferramentas, facas).
- Itens movidos a bateria.
- Jogos de cartas (z. B. Skat)
- Brinquedos assustadores ou que provoquem ansiedade, como brinquedos de guerra
- Artigos de magia e bruxaria,
- Literatura de qualquer tipo,
- Dinheiro
 
Atenção: Devido às rigorosas normas de importação e aduaneiros em alguns países somente  bens novos e doces que são preservados pelo menos até março do ano seguinte são permitidos nas caixas de sapatos e, no entanto, não devem conter gelatina. A Instituição se reserva o direito de verificar se todas as caixas de sapato estão em conformidade com estas regulamentações.

Locais para entrega / Atualização do link: 28.10.2016
Cique no mapa para encontrar o endereço. O link direcionará você diretamente para o site oficial da campanha. Coloque o seu PLZ ("Postleitzahl": código de endereçamento postal na Alemanha) ou o nome da sua cidade e você encontrará o endereço de entrega na região escolhida.

Mapa para localizar pontos de entrega. No exemplo: cidade de Stuttgart
Um link alternativo diretamente no Google Maps, com todos os pontos de entrega: https://www.google.com/maps/d/embed?mid=105u44gp1sYfCj3ieSXEzPN1jwtM 


Fonte: Geschenke der Hoffnung - Weihnachten im Schuhkarton
Imagens: © Geschenke der Hoffnung
Tradução: Lia A, Brasileiros-na-Alemanha.com

You have no rights to post comments

Produtos Brasileiros

Top