Nosso website utiliza cookies para tornar a sua visita mais eficiente. Sem eles algumas áreas como menus, blocos ou slideshows não poderão ser exibidas.

Ambrosia: o pesadelo dos alérgicos

Como reconhecer o intruso
Foto: ambrosiainfo.de - BeateAlberternst & Stefan Nawrath
Foto: ambrosiainfo.de - Beate Alberternst & Stefan Nawrath
A Ambrosia brota de abril a agosto. Como pequena planta pode ser facilmente confundida, por exemplo, com uma "Studentenblume" (Tagetes). Mas existe uma diferença decisiva: enquanto outras plantas crescem continuamente, ao chegar a um tamanho entre dez a quinze centímetros a Ambrosia faz uma pausa no crescimento durante cerca de um mês. Você pode se surpreender: tudo brota e cresce e no meio há algo onde acontece nada  - vale a pena fazer uma detalhada inspeção.

Em nossa galeria de fotos você encontrará informações sobre como a planta se desenvolve e como se pode diferenciá-la de plantas inofensivas.

Galeria de fotos [infos em alemão]: Ambrosia - o pesadelo dos alérgicos


Fora! - mas com cuidado
Mesmo quando você não tem certeza de que se trata de uma Ambrosia, não deve tocá-la com mãos desprotegidas. Até mesmo mexer nas folhas pode provocar irritação da pele e com isso uma alergia.

Dicas para uma retirada segura e prolongada

Galeria de fotos [infos em alemão]: Ambrosia - como retirá-la de maneira segura

• Use luvas e evite qualquer contato do seu corpo com a planta.
• Na época da floração, de agosto a dezembro, use também uma máscara para boca e nariz!
• Retire a planta juntamente com sua raiz. Cortar ou passar o cortador de grama não adianta, já que a partir de julho ela começa a florescer, não importando o tamanho que esteja.
• Coloque a planta em um saco de lixo fechado e jogue no "Hausmüll" (tipo de lixo doméstico que será incinerado). Nunca jogue no "Kompost" (Compostagem) ou na "Biotonne" (tipo de lixo doméstico que será reciclado).
• Observe o local onde a Ambrosia foi encontrada. Até o mês de agosto podem ali germinar outras sementes.
• Dê atenção especial a locais onde comida para passarinho (também os chamados "Meisenringe") foi colocada .

 

Meisenring


Sua ajuda é importante
Foto: ambrosiainfo.de - Beate Alberternst & Stefan Nawrath
Foto: ambrosiainfo.de - Beate Alberternst & Stefan Nawrath

 

Devido ao rápido e crescente alastramento da planta na Alemanha, várias instituições oferecem páginas informativas e folhetos sobre a Ambrosia. Além disso, há na universidade de Frankfurt um extenso projeto científico sobre o alastramento e os caminhos de distribuição da planta.

E sua ajuda é importante: informe todos os locais onde encontrou Ambrosia em seu jardim ou em qualquer outro lugar de sua região.


Links que integram a matéria [em alemão]



Dicas da redação BNA para saber mais sobre o tema:

- Queensland Government - Department of primary Industries and Fisheries - Australia [em inglês] - Tagetes [em português] - Alguns tipos de lixo doméstico na Alemanha [em alemão] - Der grüne Punkt [ainda sobre o lixo na Alemanha - em alemão] - Wikipedia: Beifußblättriges Traubenkraut [em alemão]
- Carpineira [em português]
- Alergia a pólen [em português]
- Ambrosia.de [em alemão]


Créditos:

Autora: Dorothée Panse
Fonte: SWR.DE -Ratgeber
Tradução e pesquisa: Lia A.
Imagens:
-Ambrosia - bachpaten-freiburg.de - Hella Heuer
-Sementes de ambrosia, ambrosia no vaso e ambrosia à beira da estrada - ambrosiainfo.de - Beate Alberternst & Stefan Nawrath
-Meisenring -
http://www.xfaweb.baden-wuerttemberg.de/

 


 

Tradução com todos os direitos reservados. O portal Brasileiros-na-Alemanha.com não autoriza a reprodução deste texto em todo ou trechos.

LINK ou indicação para esta página estão liberados.

You have no rights to post comments

Top