Nosso website utiliza cookies para tornar a sua visita mais eficiente. Sem eles algumas áreas como menus, blocos ou slideshows não poderão ser exibidas.

Vacina contra o câncer, uma alternativa aos tratamentos tradicionais

Vacinas preventivas - Estas têm como objetivo prevenir a população saudável de desenvolver certos tipos de câncer. O organismo é exposto a antígenos de micróbios que estão correlacionados com o desenvolvimento de células cancerosas.

Os vírus mais comuns associados ao câncer são o vírus HPV, hepatite e o vírus da herpes. O vírus insere seu material genético (DNA) na célula hospedeira promovendo a sua divisão com a informação incorreta em seu DNA. Geralmente as células corporais possuem um gene capaz de reparar o DNA alterado, o que não acontecem em células cancerígenas. Em 2006, nos estados Unidos, o FDA (Food and drug Administration)1 aprovou uma vacina conhecida como Gardasil®. Esta vacina previne lesões ou câncer relacionados ao HPV.2

Vacinas terapêuticas
- Esta vacina não têm o objetivo de prevenir contra o câncer mas sim de estimular o corpo para que ele ataque naturalmente um tumor já existente.

Através de engenharia genética o vírus é modificado, não sendo capaz de introduzir seu DNA nas células cancerígenas.

O paciente recebe o vírus e este viaja através do sistema sanguíneo por todo o corpo. As células saudáveis atacam o vírus, mas as células cancerígenas permitem a sua entrada na célula. Uma vez dentro do tumor, o vírus se replica rapidamente no citoplasma da célula. A replicação ativa a alteração genética, fazendo com que o vírus, e conseqüentemente o tumor, emita luz fluorescente, através de uma proteína que absorve energia da luz ultravioleta e emite uma luz verde novamente. Bingo! Os cientistas usam esta luz para identificar e monitorar o tumor. A replicação do vírus também causa a morte da célula cancerígena, reduzindo o tumor. As partículas virais remanescentes e “restos do tumor” são eliminados pela ação de novas células imunológicas.

Com a descoberta cada vez mais precisa dos mecanismos genéticos que regem o corpo humano estamos cada vez mais perto da imortalidade…


  1. Agencia do governo Americano responsável por regular e supervisionar medicamentos, vacinas alimentos, cosméticos e produtos veterinarios. http://www.fda.gov/
  2. Doorbar J. Molecular biology of human papillomavirus infection and cervical cancer. Clinical Science 2006; 110(5):525–541.

Texto: Carolina Moraes
Foto: Carolina Moraes
Copyright: Carolina Moraes (autorização de publicação para brasileiros-na-alemanha.com/portal/)

Este texto só poderá ser reproduzido ou traduzido (completo ou em parte) com autorização da autora e do site Brasileiros-na-alemanha.com. A divulgação DO LINK para este artigo está liberada.


Os temas e opiniões publicados nesta coluna são de responsabilidade da autora, não refletindo necessáriamente a opinião do portal Brasileiros-na-Alemanha.com

You have no rights to post comments

Top