Nosso website utiliza cookies para tornar a sua visita mais eficiente. Sem eles algumas áreas como menus, blocos ou slideshows não poderão ser exibidas.
Procurar no Site

Febre do Feno (Heuschnupfen)

O que é febre do feno?

 

A febre do feno ou polinose (Heuschnupfen, em alemão) é uma reação alérgica do corpo devido ao acúmulo de grãos de pólen nos olhos e nariz. Ali eles aderem à mucosa e chegam à garganta, onde são ingeridos ou expelidos. Nocivos? Não necessariamente.

O que acontece realmente?


A proteína do pólen é a responsável pelo processo. O sistema imunológico reconhece a proteína de determinado tipo de pólen como uma ameaça, porém é somente um alarme falso. O corpo desencadeia uma reação que leva algumas células do corpo (mastócitos) a liberar histamina em quantidades excessivas. Esta histamina leva a uma dilatação dos vasos sanguíneos, tornando-os mais permeáveis, permitindo uma evasão de fluídos com células imunes. Normalmente estas células imunes estão presentes em locais de ferimento ou infecção, onde expulsam agentes prejudiciais. Existem pesquisas que comprovam reações cruzadas entre alimentos e pólen. Aqui um pedaço (sequência) da proteína que causa alergia pelo pólen é bem parecida com a de algum alimento (nozes, maçã, etc), assim como ao que se chama ‘alergia a um animal’. Não ao pêlo deste, mas à proteína presente na urina, saliva ou outra secreção eliminada pelo animal.

Pesquisas atuais indicam uma tendência gen[etica à alergia. A poluição ambiental também torna o organismo mais sensível aos agentes alergênicos.


Quando ocorre a febre do feno?

• Primavera: pólens de árvores
• Verão: pólens de gramíneas
• Outono: pólens de temperos e esporos de cogumelos
• Durante o ano todo: poeira doméstica (ácaros) e esporos de fungos

Quais são os sintomas?
Os sintomas são:

• espirros e/ou tosse
• coriza (nariz com corrimento) e obstrução nasal
• gota pós-nasal ("catarro escorrendo atrás da garganta")
• olhos, nariz e garganta avermelhados

Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito pelo médico (Hausarzt, Allergologe ou HNO - Halsnasenohrenarzt) em exame físico, podendo adicionalmente incluir teste de pele e teste sangüíneo.
O teste de pele é simples: o médico aplica na pele do paciente extratos diluídos de alérgenos (acusadores da irritação). Estes incluem desde os pólens mais comuns a ácaros e mofos. Estes extratos são inseridos debaixo da pele. É então observada a reação do corpo no local de aplicação. Este teste é simples, rápido e não é caro.
Este teste porém não é indicado para pacientes com eczema de pele. Neste caso é necessário fazer um teste sanguíneo chamado RAST onde é determinado o número de anticorpos presente no sangue.

Como se previnir da febre do feno?

O fator mais importante na reabilitação de alguém com alergia é remover a fonte dos alérgenos do ambiente de casa e evitar lugares onde o contato com alérgenos é provável.
Para o ambiente doméstico:

Aspirar a casa regularmente, ajuda a eliminar ácaros (de preferência com filtros para ácaros);
• Evitar mofos (banheiros, cozinhas, locais onde possa existir umidade).

Para aqueles que possuem animais:

Manter o animal fora do quarto e de outros locais onde se passa muito tempo;
• Pedir para uma pessoa não alérgica escovar seu animal fora de casa, com a finalidade de remover pêlos soltos e alérgenos;
• Proteger edredons e almofadas com capas plásticas para prevenir que fiquem cobertas de alérgenos.

Para o ambiente aberto:

Evitar lugares onde ocorrerá provável contato com alérgenos é quase impossível, tendo em vista que o vento espalha o pólen a quilômetros de distância (um exemplo: o pólen da ambrósia já foi encontrado a 3 mil metros de altitude na atmosfera e a 600 quilômetros mar adentro).

Resumindo:

• Pólens são liberados entre 5 e 10 horas da manhã. Diminua suas atividades fora de casa durante o início da manhã, principalmente em áreas muito ajardinadas ou perto de matas.
• Mantenha as janelas fechadas para evitar que os pólens entrem em casa.
• Evite os locais abertos, parques e jardins em dias com muito vento e nos dias que os níveis de pólen e umidade estão muito altos.
• Ao cortar a grama, você espalha polens e fungos. Peça para uma pessoa não alérgica fazer isso para você. Evite passar por locais com grama recém-cortada. O mesmo vale para varrer folhas secas no jardim.
• Lave suas roupas e roupas de cama em água quente e use a secadora (polens e fungos podem impregnar os tecidos pendurados em varal). Não tire a roupa que você usou na rua no quarto em que você vai dormir.
• Tente lavar o cabelo antes de dormir.
• Mantenha fechadas as janelas do carro e dê prefêrencia ao ar condicionado.
• A terra úmida dos vasos propicia o aparecimento de fungos dentro de casa. Evite regar demais as plantas e ter muitos vasos dentro de casa.
• Tome sua medicação de acordo com a prescrição médica. Em caso de anti-histamínicos que causem sonolência, tome-o à noite. Você estará dormindo mesmo!

Como se trata a febre do feno?


O tratamento è indicado pelo médico. Lave com frequência a mucosa dos olhos e nariz. Use gotas nasais (à base de soro fisiológico).

Em casos mais simples, anti-histamínicos poderão ser indicados, com a finalidade de combater ou mesmo previnir os sintomas. Muitos anti-histamínicos provocam sonolência, porém já estão no mercado anti-histamínicos onde esta sonolência é mínima.

Pacientes com asma ou outras doenças respiratórias (rinites) devem recorrer à orientação médica, pois cada paciente terá uma melhor opção de tratamento.

Outro tratamento indicado é a dessensibilização ou hiposensibilização do organismo. Aqui doses progressivas do alérgeno são utilizadas com a finalidade de ‘acostumar’ o organismo. Porém essa dessensibilização deve ser feita numa época em que os pólens não estejam no ar (outono).

A acunpuntura e a homeopatia também são utilizadas com bons resultados.

Não existe cura para estas alergias. O uso de todos estes métodos combinados traz alívio e diminuição dos sintomas.

Dica:

Consulte o site: http://www.pollenstiftung.de/ Nele você terá uma previsão dos pólens que estao no ar, no ítem de Pollenvorhersage.
Ou: http://www.dwd.de/de/de.htm - o Deutscher Wetterdienst também oferece o Pollenflugnewsletter.




Fontes:

Texto: Ute Ritter
Fotos: Internet – cachorro e ‘espirro’
Lia A. – demais fotos.
Copyright: www.brasileiros-na-alemanha.com

Este artigo só poderá ser reproduzido (completo ou em parte) com autorização do site Brasileiros-na-alemanha.com. A reprodução só será autorizada se forem DADOS OS DEVIDOS CRÉDITOS AO SITE E À AUTORA.

Atualidades sobre a Alemanha

Top