Nosso website utiliza cookies para tornar a sua visita mais eficiente. Sem eles algumas áreas como menus, blocos ou slideshows não poderão ser exibidas.
Procurar no Site

A sua saúde no outono alemão


O que é gripe ou Grippe em alemão?

Gripe (Influenza) é uma doença infecciosa do sistema respiratório. Na cultura brasileira, qualquer espirro é sinônimo de gripe e essa banalização do que é a gripe tem um inconveniente sério, pois não se trata de uma doença com a benignidade que a maioria imagina.

Gripes e resfriados são doenças virais e vão muito além de um simples espirro. Embora os sintomas sejam semelhantes, os da gripe são bem mais intensos. Quem está com gripe, fica vários dias com febre e tem um comprometimento geral importante: dores no corpo (popularmente descritas como quebradeira), sensação de mal-estar muito intensa, cabeça levemente torporosa; sintomas que comprometem a atividade física e intelectual. E mais: o vírus da gripe não se manifesta apenas na rinofaringe, mas em toda a árvore respiratória, ou seja, na traquéia, brônquios e eventualmente nos pulmões.

O causador da gripe é um vírus chamado influenza. Ele é transmitido por gotículas vindas da tosse ou espirro de pessoas contaminadas. É importante lembrar que o frio não é a causa da gripe, apenas cria condições para maior disseminação do vírus em lugares não-ventilados, onde as pessoas tossem, espirram ou falam muito perto umas das outras.
Este vírus danifica a mucosa do sistema respiratório, diminuindo a defesa do organismo e assim tornando o corpo mais suscetível a outras infecções, como por exemplo: bronquite. A gripe ainda mata anualmente mais de mil pessoas na Alemanha.

O desenvolvimento da gripe em pessoas jovens e saudáveis não é complicado ou dramático. Mas, no caso de idosos ou crianças, com quadro clínico alterado ou sem defesa imunológica, a gripe pode levar a um quadro clínico perigoso.

A ‘fase gripal’ no hemisfério norte vai de dezembro até abril e no hemisfério sul de junho a outubro.


Quem deve ser vacinado?

Segundo a STIKO (Ständigen Impfkommission/Robert Koch Institut em Berlim), a vacinação é indicada para:

· todas as pessoas com mais de 60 anos de idade, já que o sistema imunológico vai ficando mais instável com a idade.

· crianças e adultos que sofram de doenças do sistema circulatório como pressão alta ou angina pectoris, asma, diabete melitus, pacientes com doenças do fígado ou renais, que tenham sofrido um transplante de órgãos, HIV positivos ou paciente com leucemia. Estas doenças diminuem a eficiência do sistema imunológico.

· pessoas que tenham contato com público, visto que, neste caso, o risco de contaminação aumenta. Exemplo: professores, motoristas de ônibus, vendedores, pessoas que trabalhem na area de saúde, ou ainda que trabalhem em locais com grande número de circulação de pessoas.

· pessoas em viagem para a Ásia (a vacinação não impedirá a contaminação com o vírus da SARS, mas impedirá uma mistura do vírus gripal humano com o das aves. Uma mistura destes vírus seria um grande risco para a população mundial).

A vacina disponível no mercado alemão pode ser administrada em crianças a partir dos seis meses de vida.



O que é a vacina ?

A vacina nada mais é que o vírus influenza atenuado de tal forma que não possa gerar a doença. Por ser uma vacina ativa, é o corpo que produz os anticorpos contra este vírus. Se em algum momento posterior o corpo tiver contato com este vírus, ele será combatido pelo anticorpo que já estará presente no sistema imunológico da pessoa vacinada.

Esta vacina, porém, não protege contra outros resfriados gerados por outros vírus que não o influenza.



Quantas vezes teremos de tomar vacina?

Esta vacina tem de ser aplicada anualmente, visto que o vírus altera sua superfície anualmente, tentando assim driblar nosso sistema imunológico. Estas alterações ocorrem em determinados pontos e são genéticas, mas normalmente ficam restritas a uma região (epidemia). De vez em quando, dois vírus se juntam e ‘criam’ um terceiro tipo que atinge mais de uma região, as chamadas pandemias, com uma percentagem maior de mortes. Esse fenômeno ocorre em períodos cíclicos, cerca de 11 a 40 anos, sendo que o último ocorreu em 1989.

Os vírus alterados têm sua procedência na Ásia. Normalmente os pesquisadores da área já conseguem identificar e produzir vacinas contra estes vírus antes que eles atinjam a Europa. Os vírus podem ser diferentes entre os hemisférios norte e sul, por isso é possível ter de se importar uma vacina de outro continente, dependendo do destino de uma viagem. Como isso é demorado, é aconselhável sempre pensar antecipadamente em se vacinar antes de viajar. Uma dose única da vacina é o suficiente: após 14 dias de vacinação, cria-se já uma proteção eficaz. Vacine-se antes do período gripal começar: entre setembro e novembro. E não se esqueça que, no hemisfério sul, a ‘fase gripal’ tem outras datas…

A proteção é confiável e um período de carência para outras vacinas não é necessário.



Quais são as contra-indicações e efeitos colaterais ?

Em geral, a vacina é bem assimilada pelo organismo. Possíveis efeitos colaterais: reações no local da injeção, moleza, diarréia ou temperatura elevada. Quem deixa para se vacinar na época da ‘fase gripal’, pode se contaminar na sala de espera com um resfriado e muitas vezes isto é visto, erroneamente, como ‘efeito colateral’ da vacina.

Contra-indicação absoluta: A vacina é contra-indicada para pessoas comprovadamente alérgicas ao ovo e que apresentaram reações alérgicas graves em aplicações anteriores da vacina, desde que comprovada a relação de causa e efeito.


Para os brasileiros que estão aqui na Alemanha:



Quando se vacinar?

Agora. Porque a grande maioria das pessoas ainda está saudável, isto é, livre de infecção do vírus. Depois, quando já começam os sintomas respiratórios, pode ser tarde.



Onde se vacinar?

Você deve consultar, de qualquer maneira, o seu médico, o Hausarzt. Em algumas cidades, as pessoas podem se vacinar no Gesundheitsamt e também há empresas que oferecem a vacina.



Tenho que pagar, eu mesmo, a vacina contra a gripe?


Na maioria dos casos, o seguro-saúde (Krankenkasse) paga a vacinação, especialmente para os casos do grupo de risco. O grupo de risco é formado pelos profissionais que têm maior exposição ao vírus por contato com uma grande quantidade de pessoas, por exemplo, professores, vendedores e trabalhadores da área médica; neste caso, a empresa onde trabalham assume os custos da vacinação. Para outros casos, se aconselha perguntar à Krankenkasse. O custo está, em média, em torno de € 20,00.




Fontes:

Foto: Microscopia eletrônica - Fundação Fiocruz
gentilmente cedida por Dra. O. M. Barth Schatzmayr
http://www.fiocruz.br


Center of Disease Control (CDC) /Atlanta - USA
Robert-Koch-Institut in Berlin - Alemanha - http://www.rki.de
World Health Organization / Genebra – Suica
Em setembro 2005
Dr. João Silva de Mendonça, MD, PhD
Presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia.


World Health Organization
Immunizations, Vaccines and Biologicals

• Dr. Jan Leidel
Leitender Medizinaldirektor Gesundheitsamt Köln.
In: http://www.wdr.de/themen/gesundheit/krankheit/grippeschutzimpfung/050924.jhtml


Texto: Ute Ritter e Rosemary Griesinger
Revisão: Andrea Bischoff

Copyright:
www.brasileiros-na-alemanha.com

Este artigo só poderá ser reproduzido (completo ou em parte) com autorização do site Brasileiros-na-alemanha.com. A reprodução só será autorizada se forem DADOS OS DEVIDOS CRÉDITOS AO SITE E AOS AUTORES.


----------------------------------------------------------------------------------
O artigo poderá ser discutido com as autoras em nosso Forum:
http://www.brasileiros-na-alemanha.com/forum/viewtopic.php?t=461
----------------------------------------------------------------------------------

Atualidades sobre a Alemanha

Top