Nosso website utiliza cookies para tornar a sua visita mais eficiente. Sem eles algumas áreas como menus, blocos ou slideshows não poderão ser exibidas.
Procurar no Site

I CLBNA - Juri 2006 - Patricia Rangel

Patrícia Rangel

 

Paulista de Tupã, professora primária, Bacharel em Direito, Patrícia Rangel navega entre sons e palavras, poemas-canções. A cantora e compositora prepara seu show de lançamento do CD para 2007, viajando pela Europa. O CD será lançado na mesma época.

 

"Nascida numa família de grandes músicos, Patrícia Rangel encontrou no canto e na composição, o seu caminho natural. Filha de Hamilton Rangel, Crooner da "Grande Orquestra Nélson de Tupã", que é seu maior exemplo de amor à música e aos seus representantes. De Tupã à Marília, teve como mestra, Vânia Lucas, multi-instrumentista e regente, representando seis belos anos de conscientização da voz como instrumento musical.


Em 1994, partiu ao Japão e, nestas voltas da vida, encontrou-se com Samuel Charrier, pianista e compositor. Em 1997, chega à França e caminha colhendo as impressões das "vozes exiladas" na saudade, na melancolia... histórias de cada um de nós, estrangeiros por quaisquer razões.

Agora, com seu show de lançamento se prepara, abraçando a Europa e aos novos amigos, para cantar essas histórias, "onde todas as línguas cantam uníssonas, no instante simbólico da criação." O primeiro trabalho de Patrícia Rangel, o CD de mesmo nome, foi realizado no final de 2005, no Brasil. Este trabalho será lançado em 2007, juntamente com o novo show.

Ela mora na França desde 1997. Também morou por 18 meses em Osaka, no Japão, entre 1994 e 1996. As transformações emocionais e mesmo filosóficas que sofreu em sua vida de estrangeira trouxeram uma característica forte, que a acompanha em todas as suas composições. Fala da saudade, do exílio e das formas em que ele se apresenta, da nostalgia e da eterna solidão. "Eterna pois, mesmo estando entre novos amigos, deixamos uma parte de nós adormecida, esperando o retorno para, quem sabe um dia, acordar, renascer... deixamos família, amores, sonhos que, de muitas maneiras não se realizam, tomam formas inesperadas e que angustiam, mesmo não sendo obrigatoriamente, experiências negativas... Em tudo me transformei: o café não tem mais gosto do café, o abraço não tem o mesmo aconchego... e daí segue.... se transformando em canção, num apelo travestido de samba-canção, jazz ou até mesmo reggae", conta.


Qual o estilo de Patrícia Rangel? Quais são os seus artistas preferidos?

"Sou brasileira e cidadã do mundo. Nesta mistura, canto o que me encanta. Sou Patrícia Rangel, World Jazz, cantando simplesmente.", explica. "Candeia, Cartola, Erivelto Martins,Taiguara, Paulinho Tapajós, Filó Machado, Djavan, Chico Buarque, Gilberto Gil, Egberto Gismonti, João Bosco, Caetano Veloso, Dona Ivone Lara, Carlinhos Brown, Lupicínio Rodrigues.... meu Deus!!! Tem muita gente que me fez chorar e crescer! Sarah Vaughan, Billie Holliday, Bobby McFerrin, Al Jarreau, Kurt Elling, Miles Davis etc... meu Deus!!! Tem muita gente que me fez chorar e crescer!", revela a cantora.


Engajamento por uma boa causa

Patrícia também se engajou na causa dos Brasileirinhos Apátridas, liderada pelo jornalista Rui Martins e pelas Associações Raízes e Manias do Brasil, todos da Suíça. Ela tem ajudado a divulgar os eventos e resultados do movimento. Sobre a educação de filhos bilíngues, ela enfatiza: "Filhos Bilíngües? Fundamental! São bilíngües as crianças que têm pais de origens e línguas diferentes e que se comunicam com cada um deles em suas respectivas línguas. Não são bilíngües as crianças que aprendem em cursos, duas línguas diferentes e que tenham pais com a mesma língua materna. Estas são poliglotas. Tenho uma filha de 5 anos, que fala o português e o francês corretamente. Já está, inclusive, começando o inglês, sem nenhuma dificuldade. É um privilégio, uma oportunidade a mais de se desenvolver e se comunicar. Ter várias fontes de inspiração e cultura, naturalmente herdadas."


Agenda de shows "no forno"

A agenda de shows está sendo preparada para 2007. Alguns últimos detalhes são acertados no momento e, tão logo a agenda esteja pronta, será publicada aqui também no Verdinho. Vamos aguardar!


Para entrar em contato, ouvir e curtir a música de Patrícia Rangel, visite:

http://www.myspace.com/rangelpatricia
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=6616222563392068620


Fotos: Patrícia Rangel

Este texto não pode ser reproduzido ou traduzido, em todo ou em parte
sem prévia autorização do portal Brasileiros-na-Alemanha.com.

Top