Nosso website utiliza cookies para tornar a sua visita mais eficiente. Sem eles algumas áreas como menus, blocos ou slideshows não poderão ser exibidas.
Procurar no Site

I CLBNA - Juri 2006 - Sabrina Fidalgo

Sabrina Fidalgo

 

 

'Carioca da gema', flamenguista, cineasta, roteirista, produtora, jornalista free-lancer, ativista e dirigirá o filme documentário 'Rio Funk', baseado no livro 'Batidão-Uma historia do funk' (Editora Record, 2004) do jornalista Silvio Essinger, produzido em parceria com as 'Chicas Productions' (França).
A descrição a seguir, publicada pelo site italiano "MusiBrasil", revela parte das mil e uma atividades nas quais essa carioca de 27 anos se envolve:

Sabrina Fidalgo
é carioca da gema, flamenguista, cineasta, roteirista, produtora, jornalista free-lancer, ativista e dirigirá o filme documentário 'Rio Funk', baseado no livro 'Batidão-Uma historia do funk' (Editora Record, 2004) do jornalista Silvio Essinger, produzido em parceria com as 'Chicas Productions' (França). Junto com Fabian Ress, do projeto SuBa Berlin (sound uRban atlantic) e produtor do primeiro grupo de Funk Carioca da Alemanha, o 'Favela Funk MC´s', ela foi uma das participantes do seminário 'Brazil, the free culture nation', na quarta edição da conferência internacional sobre cultura digital 'Wizard of OS', realizado dia 16 de Setembro último no Columbia Hall, em Berlim, onde falou sobre o Funk Carioca, a cultura digital e problemas sociais.

Além de todas as atividades que realiza, ela também é "compositora de vez em quando" e "wannabe" DJ. "Cada hora invento uma coisa nova, conforme dá na telha", conta.

Filha da ex-modelo Alzira Fidalgo, hoje produtora cultural, e de Ubirajara Fidalgo, que tinha uma compania de teatro no Rio de Janeinro, chamada "Teatro Profissional do Negro" (T.E.P.R.O.N), onde ele encenava, dirigia, produzia e atuava, seu destino não poderia ser diferente. Começou aos 2 anos participando do monólogo "Desfulga", escrito por seu pai. Daí não parou mais: virou atriz/modelo mirim, fez comerciais de TV, peças infantis e trabalhos do gênero. Aos 15 anos escreveu sua primeira peça, chamada "Menina Bonita do Laço de Fita", uma adaptação de um livro infantil da Ana Maria Machado. Depois entrou na "Cia. de Dança Moderna do Rio de Janeiro", saindo de lá aos 19 anos para estudar artes-cênicas e teoria do teatro pela Uni-Rio.

Sabrina mora desde 2001 em Munique, Alemanha e, nesse período, passou 2 meses em Barcelona, na Espanha. Quando perguntamos sobre a influência deste período morando na Alemanha sobre seu trabalho, ela responde: "Com certeza! Minhas frases agora são imensas e eu abuso das virgulas. Acho que minha maneira de escrever ficou um pouco mais "sachlich", depois desses anos vivendo aqui. Meu estilo de escrever é bem vivo, dinâmico, mas a Alemanha me deu mais objetividade e eloquência no modo de escrever."

João Ubaldo Ribeiro, Paulo Lins, Cecilia Meirelles e Clarice Lispector são alguns dos seus autores favoritos. Dos autores alemães, ela gosta de Patrick Süsskind, Thomas Mann e George Büchner.

Projetos futuros

Sabrina Fidalgo dirigirá em 2007 o documentario "Rio Funk" sobre o Funk carioca, baseado no livro "Batidão - Uma historia do Funk" (Record, 2004) do jornalista Silvio Essinger e com produção das Chicas Productions.


Mais informações:

Mini-documentário sobre o Sónar Festival: http://www.clubbity.com/tv
Artigo escrito por Sabrina sobre sua participação no "Wizard of OS 4" em Berlim: http://www.musibrasil.net/vsl_art.asp?id=1596
Contatos: http://www.myspace.com/sabrinafidalgo


Mais links:

Blog do Ministério da Cultura sobre Cultura Digital:
http://www.cultura.gov.br/foruns_de_cultura/cultura_digital/index.html

http://www.cultura.gov.br/foruns_de_cultura/cultura_digital/blog/index.php?id=19249&more=1

http://www.cultura.gov.br/foruns_de_cultura/cultura_digital/blog/index.php?p=19249&more=1&c=1&pb=1

MusiBrasil: http://www.musibrasil.net/vsl_art.asp?id=1596



Foto: Sabrina Fidalgo
Este texto não pode ser reproduzido ou traduzido, em todo ou em parte
sem prévia autorização do portal Brasileiros-na-Alemanha.com.

Top