Nosso website utiliza cookies para tornar a sua visita mais eficiente. Sem eles algumas áreas como menus, blocos ou slideshows não poderão ser exibidas.

Livro: The Blank Slate

"Agora estou lendo "The Blank Slate" (Tábula Rasa) do Steven Pinker, um psicólogo evolucionista. Esse livro é bem polêmico e gerou muito quebra-pau. A leitura é agradabilíssima, o cara tem um estilo de escrever fantástico.

O tema central é a negação da natureza humana promovida pela teoria da "tábula rasa", que afirma que o comportamento e os sentimentos humanos não têm nada de inato: tudo é resultado do ambiente e da aprendizagem. Isso tem muito a ver com o "mito do bom selvagem" (noble savage) do Rousseau. Por causa desse tipo de pensamento, durante décadas foi praticamente proibido se estudar a mente humana sob uma perspectiva mais ampla, biológica. Isso era, e ainda é, considerado como politicamente incorreto. Essa teoria simplesmente ignora todas as evidências de que humanos são animais da linhagem dos primatas e, portanto, muita coisa sua psicologia é herança da sua história evolutiva.

Vale a pena dar uma lida e ver um outro ponto de vista sobre a natureza humana!"

Top