Nosso website utiliza cookies para tornar a sua visita mais eficiente e dar-lhe mais usabilidade. Eles são necessários para uma melhor funcionalidade do site e sem eles algumas áreas como menus, blocos ou slideshows não poderão ser exibidas.

On Screen Facebook Popup by BNA

Acompanhe e comente nossos temas diários no Facebook!
Curta, compartilhe, PARTICIPE!

Close

Logoterapia, você conhece?

A Logoterapia foi criada pelo psiquiatra e neurologista austríaco Viktor Frankl, a palavra “logos” em grego significa sentido, esta faz parte da Terceira Escola de Vienense de Psicoterapia, ao lado da Primeira que é a Psicanálise de Sigmund Freud e da segunda a Psicologia Individual de Alfred Adler.


Viktor Frankl, nascido em 1905 em Viena, viveu a Segunda Guerra Mundial e passou três anos  por uma série de campos de concentração - incluindo Auschwitz e Dachau - sobrevivendo a todos, deu em seu retorno à liberdade desenvolvimento à sua já existente técnica, a da Logoterapia, esta se baseia no sentido da vida, um sentido espiritual mas ao mesmo tempo prático e individual inerente à existência de cada ser humano.


Em seu livro “Em busca de sentido - Um Psicólogo no Campo de Concentração” onde Frankl relata suas próprias experiências nos campos tanto quanto homem e prisioneiro assim como psiquiatra estudioso do comportamento humano, Frankl começa a perceber na pele o quanto o sentido da vida é vital para a sobrevivência humana, este observou dentre outras coisas a surpreendente elevada capacidade do homem de adaptar-se às mais adversas condições de existência e o quanto aqueles de seus companheiros no campo que tinham um plano ou objetivo para quando fossem libertados possuíam

a maior facilidade em se manter vivos durante aquelas terríveis circunstâncias, enquanto aqueles que não viam saída e que não se mantinham fixos em um objetivo futuro ou que não se apegassem a nenhum sonho ou esperança, estes ao contrário adoeciam mais rápido ou cometiam suicídio.


Frankl manteve-se vivo nestes anos sendo prisioneiro graças à sua perseverança em sua técnica que se tornava ainda mais viva quando observava o comportamento de seus companheiros e o seu próprio; Frankl foi vítima de inúmeras doenças devido à extrema inanição, foi conselheiro, médico e trabalhador braçal no campo, enquanto escrevia em improvisados pedaços de papel anotações que iriam servir de material para seus livros.


A Logoterapia se concentra em grande parte no futuro e para ela a busca de sentido é a principal força impulsionadora do ser humano, esta busca refere-se primariamente à um sentido pelo qual manter-se vivo, sentido esse segundo Frankl que se traduz entre outras coisas através da função do indivíduo de estar no aqui e agora, ou seja, o que este efetivamente faz para sentir-se completo e útil em sociedade, para tal Frankl fala de feitos concretos que o sujeito possa realizar, como um ofício ou qualquer ação criativa feita “pelas mãos” do indivíduo.


Este conceito me faz lembrar a história de um famoso pianista francês que passou repentinamente a ter problemas em estar em cena, na verdade o problema deste experiente pianista que se apresentava há décadas em grandes teatros, não era o medo do público mas sim ‘o público’ pelo qual vinha se apresentando, este não via mais sentido em tocar para tal, então decidira trocar seu público burguês e os elegantes auditórios para tocar em hospitais públicos na França para pacientes graves e de baixa renda que nunca haviam ido à um concerto mas que apreciavam sua música e a ouviam com o coração, ao contrário da engomada platéia de antes que ir à um de seus shows era como comprar mais um artigo de luxo. Para este pianista seu sentido de vida naquele momento era este, ser voluntário em um hospital oferecendo sua música.


É interessante perceber no seu caso que ele não meramente ouviu e obedeceu a este ‘chamado’ mas sim também reconheceu que esta mudança é o que agora lhe oferece sentido para sua existência, através do exercício desta função para a humanidade.
Assim como Frankl coloca o sentido como questão central e mola propulsora para a vida, da mesma maneira a falta deste sentido ocasiona desde um latente sentimento de insatisfação até a total apatia do indivíduo, fazendo com que este se sinta incapaz e paralisado, possuindo dificuldades em enxergar suas próprias potencialidades e alternativas. A Logoterapia procura não apenas entender mas acima de tudo dar significado ao sofrimento, a fim de que haja uma nova percepção acerca do mesmo e que assim o paciente alcance um alívio psíquico e se liberte daquilo que antes o consumia.


Esta propõe oferecer ao paciente/cliente capacitação e autonomia a fim que este se responsabilize e por fim tome as rédeas de suas próprias escolhas na vida com consciência e em congruência plena com seus desejos e metas e não os de terceiros. Este modelo de pensamento também propõe que tanto as experiências positivas quanto as negativas na vida do sujeito possuem um sentido e que este é fundamental para o crescimento pessoal de cada ser, essas experiências são como os pontos de união de uma grande teia que se unem e formam o indivíduo, seguindo a idéia de que o ser humano está em permanente transformação e que seu engessamento em modelos não compatíveis ao seu próprio eu acaba que por definhar a energia produtiva e talentos pessoais que cada um possui.
Viktor Frankl foi o exemplo vivo de sua própria teoria, onde tantas vezes em situações de horror e humilhação foi capaz de sair digno e fortalecido, Frankl viveu até 90 anos de idade e ao longo de sua vida escreveu 39 livros publicados em 38 línguas e foi homenageado com 21 prêmios, um deles concedido pela PUC de Porto Alegre no Brasil.


Com tamanha humildade dedicou parte de sua carreira como médico atendendo em ambulatórios sociais; após sua libertação e prestes a lançar o livro Em Busca de Sentido, quis o publicar anonimamente, pois segundo ele mesmo dizia, era averso à qualquer tipo de exibicionismo referente à suas experiências vividas no campo, mas por insistência de amigos que o convenceram, este então decidira deixar publicar seu nome ao menos na folha de rosto do livro.

“Sempre e em toda parte a pessoa está colocada diante da decisão de transformar a sua situação de mero sofrimento numa produção interior de valores.”
Viktor Emil Frankl


Texto: Dipl.- Psych. Andreia Barreto de Miranda
Berufsverband Deutscher Psychologinnen und Psychologen-Mitglied

Copyright: Andreia Barreto de Miranda (concedeu autorização de publicação para brasileiros-na-alemanha.com)

Este texto só poderá ser reproduzido ou traduzido (completo ou em parte) com autorização da autora e do site Brasileiros-na-alemanha.com.

A divulgação DO LINK para este artigo está liberada.

Os temas e opiniões publicados nesta coluna são de responsabilidade da autora, não refletindo necessáriamente a opinião do portal Brasileiros-na-Alemanha.com

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Variados...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - LEGOLAND

Para fechar com 'chave de ouro' nosso 'top 10' de parques te...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - BELANTIS

Uma viagem através dos mitos e aventuras é o que promete o p...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - HANSA PARK

Um grande parque temático à beira do mar Báltico é o Hansa-P...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - SERENGETI PARK

Para os fãs da vida selvagem o parque ideal é o Serengeti Pa...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - HEIDE PARK

Na Baixa Saxônia ainda há um destaque para os viciados em ad...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - MOVIE PARK GERMANY

Na Alemanha também existe um parque temático cujo assunto gi...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - PHANTASIALAND

Mais ao norte do país pode-se encontrar um toque de África,...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - HOLIDAY PARK

No estado da Renânia-Palatinado também existe um parque temá...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - TRIPSDRILL

No estado de Baden-Württemberg, sul da Alemanha, fica o parq...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - EUROPA PARK

O maior parque de lazer na Alemanha está localizado no sul d...

[VIDEO] ATUALIZADO: Episódios...

14 Janeiro 2016
[VIDEO] ATUALIZADO: Episódios do "Frauentausch" com participantes brasileiras

[Artigo atualizado em 15.1.2016]Episódio 444 (novo) - quinta...

1963: o ano em que o Lago de C...

12 Janeiro 2016
1963: o ano em que o Lago de Constança congelou completamente

O Lago de Constança está localizado em uma das regiões mais...

Guten Rutsch, Viel Glück und F...

31 Dezembro 2015
Guten Rutsch, Viel Glück und Frohes Neues Jahr: Os símbolos de sorte na Alemanha

Você já ganhou, presenteou ou viu em lojas de presentes aqu...

Mapa com mais de 850 Mercados...

25 Novembro 2015
Mapa com mais de 850 Mercados de Natal na Alemanha

Os Weihnachtsmärkte (Mercados de Natal) são uma tradição nat...

O Natal na caixa de sapatos...

02 Novembro 2015
O Natal na caixa de sapatos...

Como tudo começou... Você conhece a campanha "Weihnachten im...

Oktoberfest: O que diz o laço...

27 Setembro 2015
Oktoberfest: O que diz o laço do Dirndl?

O tradicional vestido utilizado na Oktoberfest e outras fes...

Oktoberfest: "O'zapft is!...

21 Setembro 2015
Oktoberfest: "O'zapft is!"  O zap... quê???

Logo após um pequeno passeio de carruagem, onde os anfitriõ...

Onde tem mais empregos na Alem...

30 Julho 2015
Onde tem mais empregos na Alemanha?

 Cerca de 523 mil novos empregos foram criados em julho [201...

Sou estrangeiro, quero trabalh...

22 Julho 2015
Sou estrangeiro, quero trabalhar na Alemanha

Eu sou estrangeiro e gostaria de trabalhar na Alemanha. Qua...

Novo passaporte brasileiro ser...

14 Julho 2015
Novo passaporte brasileiro será lançado no exterior

O Ministério das Relações Exteriores publicou em sua fanpag...