Nosso website utiliza cookies para tornar a sua visita mais eficiente. Sem eles algumas áreas como menus, blocos ou slideshows não poderão ser exibidas.
Procurar no Site

Sacos de plástico pelo mundo

Na Coréia do Sul, em Bangladesh e na China, as sacolas plásticas gratuitas são proibidas por lei e com isto há uma economia de 37 milhões barris de petróleo por ano (3) somente na China. Em vários países da Europa, incluindo a Alemanha, as sacolas plásticas são cobradas, o que leva grande parcela da população a utilizar a sacola retornável nas compras.

Mesmo com o crescimento da consciência ecológica, a população ainda não percebeu que pequenas mudanças no seu dia-a-dia podem beneficiar o meio-ambiente. Para muitos consumidores, levar uma sacola de pano extra no carro ou na bolsa ainda é um empecilho.

Mas o Brasil começa a dar os primeiros passos para diminuir o uso de sacolas e estimular a utilização destas de forma mais consciente. Alguns supermercados já vendem as sacolas retornáveis para os clientes colocarem as compras ou oferecem caixas de papelão. E Belo Horizonte é a primeira cidade do país a obrigar os estabelecimentos comerciais a substituirem as sacolas plásticas por outras feitas de material biodegradável ou reciclado. O decreto que regulamenta a Lei Municipal 9.529, de autoria do vereador Arnaldo Godoy (PT), e já foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM).

É importante ressaltar que é necessário combater o problema da poluição ambiental, mas não se deve esquecer de apresentar alternativas para todos ligados ao setor da produção industrial, responsável pela geração de empregos.

O primeiro dever de casa para os leitores: calcular quantas sacolas plásticas foram utilizadas na última compra e se estas foram devidamente re-utilizadas.
Vamos fazer a nossa parte e reduzir o consumo já!

1. EPA: Agencia de Proteção Ambiental dos EUA.
2. http://www.oeco.com.br
3. http://www.thedailygreen.com

Texto: Carolina Moraes
Foto: Carolina Moraes

Copyright: Carolina Moraes (autorização de publicação para brasileiros-na-alemanha.com/portal/)

Este texto só poderá ser reproduzido ou traduzido (completo ou em parte) com autorização da autora e do site Brasileiros-na-alemanha.com. A reprodução só será autorizada se forem DADOS OS DEVIDOS CRÉDITOS AO SITE E À AUTORA.

A divulgação DO LINK para este artigo está liberada.

Atualidades sobre a Alemanha

Top