Nosso website utiliza cookies para tornar a sua visita mais eficiente. Sem eles algumas áreas como menus, blocos ou slideshows não poderão ser exibidas.

O mar não está pra peixe!

Aliás, filmes como Tubarão ou alguns episódios de programas de TV também contribuem bastante para a imagem negativa destes.

Na realidade, poucas espécies representam algum tipo de risco para o homem e Recife é o único estado brasileiro cuja costa tem risco de ataque de tubarões. (Provavelmente acarretada pelo próprio homem, devido à devastação ambiental causada pela construção de um porto e restos de peixes atirados ao mar pelos navios, um atrativo para os tubarões.)

Das 88 espécies de tubarões encontradas em nossa costa Brasileira, 35 já estão nas listas de espécies ameaçadas de extinção. No Rio de Janeiro, 24% das capturas são para a prática do finning (1). Apenas as nadadeiras são retiradas e o animal é devolvido para o mar, afundando imediatamente, já que não pode mais nadar.

A pesca industrial tem capturado grande quantidade de tubarões e infelizmente a captura tem ocorrido mais rapidamente do que a velocidade de reprodução dos animais.

Segundo o ISAF(International Shark attack file), Pernambuco teve 46 ataques de tubarão confirmados em 77 anos !!!

Enquanto isso, em 2007, Brasil exportou US$ 2,3 mi em barbatanas, usadas em sopa na China. E somente da espécie Tubarão azul, 2 milhões de exemplares são retirados do Atlântico Sul todo ano(2) .

Concorrência desleal…

1. Revista do PROTUBA (Projeto Tubarões no Brasil),   www.institutoaqualung.com.br

2.Folha de São Paulo, Agosto de 2008.

Texto: Carolina Moraes
Foto: Carolina Moraes

Copyright: Carolina Moraes (autorização de publicação para brasileiros-na-alemanha.com/portal/)

Este texto só poderá ser reproduzido ou traduzido (completo ou em parte) com autorização da autora e do site Brasileiros-na-alemanha.com. A reprodução só será autorizada se forem DADOS OS DEVIDOS CRÉDITOS AO SITE E À AUTORA.

A divulgação DO LINK para este artigo está liberada.

You have no rights to post comments

Produtos Brasileiros

Top