Nosso website utiliza cookies para tornar a sua visita mais eficiente. Sem eles algumas áreas como menus, blocos ou slideshows não poderão ser exibidas.

"Dinner for One" ou "Der 90. Geburtstag": uma tradição de Ano Novo na Alemanha

Reprisada há décadas, sempre no dia 31 de dezembro, a comédia é um sucesso de audiência e uma tradição do Ano Novo na Alemanha.


Como sempre acontece no último dia do ano na Alemanha, milhões de pessoas se reuniram na frente da televisão para ver o sketch Dinner for One. Em 31/12/12 mais de oito milhões acompanharam a peça cômica em inglês, que teve ao todo 18 exibições em diversas emissoras alemãs ao longo do dia.



O quadro humorístico, filmado originalmente em preto e branco e com pouco mais de 15 minutos de duração, se tornou "cult" e virou uma tradição de fim de ano na Alemanha, embora seja quase completamente desconhecido nos países de língua inglesa. Ele é exibido todos os anos, sempre no mesmo dia, em vários canais.


O sketch conta a história do mordomo James, que fica completamente bêbado ao servir o jantar de 90 anos da sua patroa, Miss Sophie, e dos "convidados" da anciã. A aniversariante, entretanto, senta sozinha à mesa, pois sobreviveu a todos os seus quatro convidados do sexo masculino, seus ex-amantes.

Peça foi escrita nos anos 20

 James, então, tem que assumir o papel de cada "convidado" a fim de, durante todo o banquete, poder brindar à saúde de Miss Sophie com champanhe, vinho e outras bebidas alcoólicas. Antes de cada brinde, ele pergunta melancolicamente: "Same procedure as last year, Miss Sophie?" ("O mesmo procedimento do ano passado, Miss Sophie?"), ao que ela responde: "Same procedure as every year, James" ("o mesmo procedimento como em todos os anos, James”).

A peça de humor pastelão foi escrita para o teatro por Lauri Wylie nos anos 1920, mas virou um fenômeno de mídia décadas depois, após o sketch ter sido filmado em 1963 pela emissora alemã Norddeutsche Rundfunk (NDR), com os atores britânicos Freddie Frinton e May Warden.

Após algumas poucas reprises, o número foi transmitido no Réveillon de 1972 para fechar um buraco na programação da NDR. A partir daí, "Dinner for One" passou a ser exibido todos os anos e se tornou o filme mais reprisado na história da TV alemã e uma tradição de Ano Novo, não só na Alemanha, como também em algumas nações escandinavas e em países de língua alemã.

Texto: DW Brasil.

 

You have no rights to post comments

Top