Nosso website utiliza cookies para tornar a sua visita mais eficiente. Sem eles algumas áreas como menus, blocos ou slideshows não poderão ser exibidas.
Procurar no Site

O negro no cinema brasileiro



Na televisão brasileira essas desigualdades nunca foram apresentadas sériamente como um problema social e os atores negros sempre receberam protótipos de bandidos, analfabetos, serviçais e empregados desqualificados como personagens para reprensentarem, tipos que a sociedade assumidamente não-racista associou ao afro-brasileiro.

Na semana de filmes brasileiros, de 16 a 22 de novembro, serão exibidos filmes onde a situação dos afro-brasileiros é criticada através de um outro ponto de vista. Alguns filmes realizados por diretores e produtores negros, outros apresentando honestamente a participação dos afro-brasileiros na sociedade colaborando para desmistificar o tabu criado em relação ao negro no Brasil.

O filme de encerramento "A Negação do Brasil" é uma síntese desse projeto, mostrando a história da telenovela brasileira. é uma análise do papel atribuído aos atores negros, que sempre representam personagens estereotipados e negativos. Nele o diretor aponta as influências das telenovelas nos processos de identidade ética dos afro-brasileiros."






Organização: Sidney Martins http://www.cinemanegro.de/
Apresentação: Sabrina Fidalgo
Colaboração: Chicas Productions (Paris)


Festa de abertura:

suBa Berlin
16 de novembro, suBa apresenta: O negro no cinema brasileiro 

SANY PITBULL (Rio de Janeiro) &  FAVELA FUNK MCs (Berlin)
@ BOHANNON CLUB Berlin,  11:00
Dircksenstr. 40, Berlin-Mitte, 10178

Festa oficial para "O Negro no cinema brasileiro"
Film FESTIVAL: www.cinemanegro.de


Atualidades sobre a Alemanha

Top