Nosso website utiliza cookies para tornar a sua visita mais eficiente. Sem eles algumas áreas como menus, blocos ou slideshows não poderão ser exibidas.
Procurar no Site

Perfil BnA: Marco Aurélio

Um cientista curioso e bem-humorado

 

Imagine uma praia de areias brancas num dia de verão, um mar azul-esverdeado e o Pão-de-Açúcar no fundo do cenário... Este é o habitat natural deste biólogo carioca de 29 anos recém completos. Sempre de bem com a vida e com um comet?rio bem-humorado na ponta da língua, Marco traz alegria a todos aqueles que o cercam.

Um sagitariano que não acredita em astrologia e tem um apetite insaciável por conhecimento. Auto-didata e curioso nato, nenhum assunto é totalmente estranho a ele. Apaixonado por fotografia e informática, tornou-se um excelente fotógrafo amador e um confiável técnico em informática sem nenhum curso formal, aprendendo apenas com muita leitura e   experimentando coisas novas.

Doutor em Ecologia pela Unicamp, sua maior paixão sem sombra de duvida é a Ciência. O sonho de ser cientista começou na infância, nas brincadeiras com dinossauros de borracha. O amor pelos morcegos, seu objeto de estudo, veio um pouco depois.

"Desde pequeno eu sempre quis ser cientista. Dentro da Ciência já havia me interessado por muitas áreas, sendo que a Biologia foi a que mais me atraiu. O interesse por morcegos veio logo antes de entrar na faculdade, porque alguns morcegos nectarívoros (que se alimentam do "melzinho" das flores) começaram a visitar minha varanda. Eles bebiam a água com açúcar nos bebedouros de aves e eu ficava observando e fotografando. Fiquei fascinado desde então. Logo no segundo semestre do curso de Biologia na UFRJ apareceu uma vaga de estágio com morcegos. Me candidatei, entrei e nunca mais saí do ramo."

Homem organizado e capaz de planejar muito bem seus objetivos, traçou e conquistou passo a passo cada uma de suas metas até chegar a Uni-Ulm, na Alemanha onde completou parte de sua tese de doutorado. O interesse pelo país surgiu provavelmente por influência do colégio alemão em que estudou, mas a idéia de morar na Alemanha veio há seis anos, junto com o desenvolvimento de sua carreira na Biologia. De volta ao Brasil há sete meses, atualmente trabalha com frugivoria na Universidade Federal de São Carlos.

Depoimento de esposa: Marco é o homem mais apaixonante que já conheci, tanto que me casei com ele! Além de um marido carinhoso, companheiro e sensível e também um pai atencioso, engraçado e brincalhão.

Trabalhar na Alemanha

BNA: Como foi a experiência de morar e estudar na Alemanha?

Marco Mello: Foi excelente, tanto do ponto de vista profissional quanto pessoal. Foi um ano em que todos os meus planos deram certo.

BNA: Como foi a "readaptação" no Brasil?

MM: Difícil. Especialmente por causa da violência. O Brasil está praticamente em guerra civil, só que ninguém se dá conta. Apesar de gostar muito do meu pais, também me desacostumei de coisas como "jeitinho" e "malandragem", das quais na verdade nunca gostei.

BNA: O idioma alemão é considerado pelos brasileiros como um idioma complicado e distante do nosso português. Como você se entendeu com o idioma alemão no início do aprendizado?

MM: Nem me lembro, pois aprendi bem devagar, desde a 1ª série do fundamental. Comecei com brincadeiras e músicas de criança. No total, sem contas as interrupções, há uns vinte anos. Mas "a sério" mesmo deve somar uns oito anos.

BNA: Mudou algum plano depois de ter conhecido o país?

MM: Mudei. Queria morar mais alguns anos na Alemanha.

BNA: Tem planos para  o futuro na Alemanha ou em outro país?

MM: Sim, na Alemanha mesmo. Quero voltar a trabalhar na mesma Uni na Alemanha, mas é um sonho bem dificil.

BNA: O que te decepcionou no país?

MM: O inverno rigoroso demais e a ausência de Cheddar MacMelt no MacDonald's. Decepcionou também descobrir que os programas de TV à tarde são a mesma porcaria no mundo todo. (risos)

BNA: O que te surpreendeu?

MM: O quanto os alemães podem ser simpáticos, alegres e hospitaleiros, ao contrario do que diz a lenda no Brasil.

BNA: Como você teve a idéia de ir para a Alemanha?

MM: Sempre quis ir. Deve ter sido influência do colégio onde estudei (Colégio Cruzeiro, RJ). Mas seriamente, para fazer o doutorado, matutava a idéia há seis anos.

BNA: O que você diria para alguém que deseja estudar e/ou trabalhar na Alemanha ou em outro país da Europa?

MM: Vá com a mente aberta e não queira levar seu país consigo.

BNA: Quais os lugares mais interessantes que você conheceu?

MM: Conheci muitos lugares interessantes. Gosto muito da Europa.

BNA: Você tem muitos amigos e acabou conhecendo muitos outros brasileiros na Europa através de contatos pela internet. Na mesma época tornou-se moderador do nosso site e dá dicas interessante, troca idéias e ajuda a muitas pessoas.  E quanto às dicas que você recebeu no 'Verdinho'? Elas te ajudaram de alguma forma?

MM: Muito! Ajudaram pacas! Em diversos aspectos.

Marco Aurélio por Marco Aurélio

Um cientista metido a fotógrafo, que ama muito sua mulher e filho e que quer melhorar o mundo para eles.





Marco Aurélio pelos BNAs

"O Marco é um cara que eu sempre quis conhecer. Sua paixão pelos morcegos e a dedicação para o esclarecimento dos tabus ligados a eles ? fascinante. Suas participações nas discussões sempre elevam o nível da conversa. Ele é um bom colaborador na campanha de controle internético-ecológico de "trolhas-pragas". Pena que ele foi embora antes de termos a oportunidade de um encontro.  Mas nessa vida de Biólogo a gente sempre vai poder se encontrar em alguma conferência, né?"
(Nicole Scherer - Düsseldorf)

"Tive a oportunidade de conhecer o Marco, a Regina e o filhinho lindo deles e fiquei encantada! O Marco é uma pessoa amiga, simples, sempre com um sorrisão enorme e assuntos muito interessantes. Ele é o rei das piadas 'engraçadinhas', estilo Casseta & Planeta. Eles pretendem voltar para a Alemanha e nós aqui estamos na torcida. E poderemos visitar o fofo JV, que ainda bebê se mostrou um excelente anfitrião. Uma família encantadora".
(Lia A. - Stuttgart)

"Conheci o Marco virtualmente. Foi o bom-humor, suas tiradas engracadíssimas, que me aproximaram desta pessoa fantástica. E, é claro, da "family". Marco e Co. KG. Desejo a vocês tudo de bom, seja o caminho na Alemanha ou Brasil. Espero que um dia possamos passar de amigos virtuais a amigos reais. Beijoca carinhosa!"
(Ute Ritter - Bonn)

"Conheço o Marco só virtualmente, mas tenho grande admiração por ele. Tem uma família linda e um humor impagável, sempre me arrancou boas risadas!! Marco, te desejo tudo de bom!!!  Um beijo grande para a família!!!"
(Aléxia - Erlangen)

"Depois de muito ler seus comentários nos diversos assuntos, passei a ser fã do Marco. Ele sempre conseguiu ser coerente, bem-humorado e firme nas suas convicções, mantendo sempre a ternura amigável. Apesar de nunca conseguir Terminar um Marquin em Ulm (hehe), conhecemos a família Morcego no Aeroporto de Nürnberg a caminho de Roma. Foi um encontro relâmpago, mas o suficiente para nos conquistar. Só posso desejar muita saúde para o Marco, pois de um futuro brilhante ele já está se encarregando! Beijos, aDêsempre."
(Dê Batz - Erlangen)


Você também pode deixar seu depoimento para o Marco.
Escreva NESTE TÓPICO DO FORUM. Em breve sua mensagem aparecerá aqui neste perfil.



Ping Pong com Marco


Perfume: desodorante Axe
Homem bonito: não reparo nessas coisas! (risos)
Mulher bonita: minha mulher
O que você levaria para um ilha deserta? chicletes Bubbaloo
Quem você deixaria numa ilha deserta? petistas e esquerdistas em geral
Escritor: Hermann Hesse
Cantor: Vinicius de Moraes
M?sica: noturno n° 4 de Chopin
Livro de cabeceira: O Jogo das Contas de Vidro
O que você está lendo ou a última coisa que você leu: Collapse, de Jared Diamond
Alemanha por Marco: um país excelente
Sul ou Norte da Alemanha? Sul
Viagem dos sonhos: Tahiti
Cidade preferida: Ulm
O que mais gosta: aprender
O que mais detesta: estupidez
Comida preferida: churrasco
Bebida: suco de laranja
Um cigarro depois...ou um champa antes? champa antes
O que jamais faria: tricot
O que adora fazer: descansar
Se você não morasse no Brasil, onde viveria? Nao moro mais na Alemanha. Certamente voltaria pra lá.




Texto: Regina Alonso. Colaboração: Lia A.
Fotos: Gentilmente cedidas por Marco Mello.
Fotos do morcego: Marco Mello - foto retirada do site do Marco, "Casa dos Morcegos".
Visite o site Casa dos Morcegos: http://www.casadosmorcegos.org/


Copyright: http://www.brasileiros-na-alemanha.com/portal/
Este texto só poderá ser reproduzido ou traduzido (completo ou em parte) com autorização do site Brasileiros-na-alemanha.com. A reprodução só será autorizada se forem DADOS OS DEVIDOS CRÉDITOS AO SITE E À AUTORA.

Atualidades sobre a Alemanha

Top