Nosso website utiliza cookies para tornar a sua visita mais eficiente e dar-lhe mais usabilidade. Eles são necessários para uma melhor funcionalidade do site e sem eles algumas áreas como menus, blocos ou slideshows não poderão ser exibidas.

On Screen Facebook Popup by BNA

Acompanhe e comente nossos temas diários no Facebook!
Curta, compartilhe, PARTICIPE!

Close

  1. Alemanha
  2. Entrevistas
  3. Trabalho Estudos Burocracia

Entrevista com Nobit, da banda Riovolt

"Não era 100% música brasileira e nem 100% música eletrônica européia. Eu fazia simplesmente a minha mistura pessoal." (Nobit)

Se você já visita nosso site há algum tempo, já conhece o Riovolt, um projeto de música eletrônica brasileira, liderado pelo músico, produtor musical, baterista e DJ alemão Nobit.

Em outubro de 2005 o Riovolt lançou, pela gravadora Irma Records, o álbum Sambarama, que noticiamos em nosso portal.

Sambarama é o segundo álbum do Riovolt e, assim como o primeiro, o Digital Audio Bossa, também foi campeão de vendas na Europa, Ásia e Estados Unidos.

Entrevistamos o músico Nobit que, com muita simpatia, respondeu às nossas perguntas num clima bem descontraído, bem "a cara" do Riovolt...
BnA: Nobit, você morou dois anos no Rio de Janeiro. Como foi essa experiência em sua vida? Você teve problemas ou vantagens por ser um estrangeiro no Brasil?

Nobit: Bom, tinha de tudo: coisas muito boas e também muito desagradáveis. O lado bom era o povo, as pessoas de lá, que são incrivelmente abertas, generosas e bem humoradas, apesar de todas as dificuldades. À primeira vista, é uma vantagem ser "gringo" no Rio, porque você se destaca por ser diferente, por ter sotaque, todo mundo acha bonitinho, essas coisas. Mas na realidade, tem muita "panela" lá e o fato de ser "gringo" acaba atrapalhando um pouco, porque você fica um pouco por fora das coisas. Mas isso era mais no lado de produção pra TV, que eu também faço bastante. Com os amigos, os músicos e as bandas nunca tive problemas. No palco todo mundo queria "um gringo". (risos)

BnA: O que mudou 'musicalmente' depois que você morou no Brasil?

Nobit: Na verdade isso começou antes de morar no Brasil, porque eu já conhecia e gostava profundamente de música brasileira, de vários tipos e estilos. O legal foi ver artistas na TV, ótimos shows na praia, enfim, estar mais perto. Mas o meu amor pela música brasileira não mudou, porque isso já existia antes.

BnA: Você poderia nos contar mais um pouquinho dessa experiência? Você aprendeu português no Brasil?

Nobit: Eu já falava razoavelmente bem o português antes de me mudar pro Rio. Aprendi muito viajando para o Brasil e também tocando com músicos brasileiros aqui na Alemanha. Você acaba aprendendo um pouco, convivendo em turnês com essa galera. Mas eu nunca fiz curso de português. Aprendi com o dicionário mesmo. (risos)

BnA: Como surgiu a idéia do Riovolt?

No Rio eu tinha um estúdio de música e no meu tempo livre comecei a compor e produzir algumas músicas, que se tornaram as primeiras faixas do primeiro CD do Riovolt, "Digital Audio Bossa". O bom era que eu tava bastante livre pra fazer o que eu queria, porque eu não fazia música brasileira, propriamente dita e nem estava na Europa, seguindo algum estilo de música eletrônica daqui. Então era uma coisa bem única, do meu jeito, sem nenhuma intervenção. Não era 100% música brasileira e nem 100% música eletrônica européia. Eu fazia simplesmente a minha mistura pessoal.

BnA: O primeiro Cd "Digital Audio Bossa" e o segundo "Sambarama" foram campeões de vendas no Japão e fazem grande sucesso na Ásia, Europa e Estados Unidos. Como você reagiu a esse sucesso todo?

Nobit: Olha, também não é assim... que eu não possa mais andar na rua, né ? (risos) Mas claro que eu fiquei super feliz com esse sucesso, mais ainda que não foi nada fácil chegar até aí.

 

BnA: Você pretende levar o Riovolt para se apresentar no Brasil? Existem planos para lançamento dos álbuns também para o público brasileiro?

Olha, claro que eu adoraria, né? Mas tá difícil!!! Segundo a gravadora, está muito complicado conseguir uma distribuição que funcione, ainda mais pra esse tipo de música. A música eletrônica já é um pouco difícil pra vender no Brasil e mais ainda um som europeu como o Riovolt, porque eu acho a cena e as bandas brasileiras deste tipo de música bem diferentes das daqui. E levar uma banda toda daqui pro Brasil também está difícil. Maaaas, talveeeeez em um futuro próximo, pode ser que eu esteja no Rio e que por acaso eu e a Ju Cassou, que mora no Brasil, e mais uns músicos de lá nos juntemos para tocar em algum lugar... numa bela noite..... quem sabe...

 

BnA: Quais são as suas músicas preferidas em "Sambarama" e por quê?

Nobit: Uma das músicas preferidas é "Starjive", pelo fato de que ela, desde a composição, fluiu facilmente. Tem músicas que são mais difíceis de produzir e outras, não. Eu acabo sempre gostando mais das mais fáceis. Musicalmente falando, eu gosto de todas as faixas desse álbum.

BnA: Grandes cantoras brasileiras, como Ju Cassou e Lilian Vieira do Zuco 103, estão em ambos os discos. Como vocês se conheceram e iniciaram esse trabalho?

Nobit: A Lilian, já conheço há muito, muito tempo... A gente já trabalhou junto em outras bandas e ficamos amigos. Como ela é uma pessoa muito gente boa e ao mesmo tempo uma cantora extraordinária, claro que eu queria ter a participação dela nos meus discos. A Ju, meio que caiu do céu quando eu tava no processo de montar a banda pra shows ao vivo do Riovolt. Ela tinha acabado de se mudar para Munique e através de um amigo, que é músico, me foi apresentada. A gente logo se deu super-bem e trabalhou bastante junto, no estúdio e ao vivo. Com certeza continuarei a trabalhar com elas, a Lilian e a Ju, no futuro.

BnA: Além de música brasileira, quais os estilos musicais que mais te influenciam?

Nobit: Na adolescência eu escutei muito jazz, funk e fusion, música instrumental, Frank Zappa, Hermeto Paschoal, etc, então a conseqüência lógica foi que eu comecei a gostar posteriormente de acid jazz e quando surgiu o drum ´n´bass, porque esses estilos são uma evolução dos estilos musicais que eu já ouvia na minha infância e adolescência, misturados com batidas eletrônicas.

BnA: Você pretende fazer uma turnê com o Riovolt em breve?

Nobit: A gente sempre tá fazendo shows na Alemanha. Agora mesmo estou indo à Ásia para tocar pela primeira vez com o Riovolt. Tocar ao vivo é cada vez mais difícil, porque os donos dos Clubs querem cada vez menos a música ao vivo, preferindo ter DJs. Mas eu continuarei sempre a tocando ao vivo, porque é a coisa mais bacana pra um músico.

BnA: Quais são, na sua opinião, as maiores dificuldades e facilidades que um brasileiro enfrenta no processo de adaptação na Alemanha?

Nobit: Como eu tenho muito contato com brasileiros aqui, eu poderia escrever um livro sobre isso. (risos) Na minha opinião as maiores dificuldades são: a lingua alemã, que eu acho ridículamente complicada e o clima, que é uma merda. E também deve ser difícil para os brasileiros entender que o que eles acham ser "frieza" dos alemães, na verdade é timidez e vergonha de se abrir. Os que conseguem entender e lidar bem com isso, se adaptam muito bem aqui, porque na verdade, a maioria dos alemães gostam do jeito aberto, espontâneo e engraçado dos brasileiros.

BnA: Você poderia mandar um recado especial para os BnA's, os membros do nosso site?

Nobit: Que bom que vocês estão aqui, pra dar mais cor e calor pra esse país, que às vezes parece ser bem chato! Muito amor pra vocês!







Mais sobre Riovolt:

 

Site oficial do Riovolt: http://www.riovolt.de
Riovolt no MySpace: http://www.myspace.com/riovolt
Irma Records: http://www.irmagroup.com

 

Entrevista: Sabrina Fidalgo e Lia A.
Fotos: Claus Pfeiffer

 

Agradecimento:
À Sabrina Fidalgo, por possibilitar o contato para esta entrevista e pelo envio dos CDs Sambarama para sorteio.

 

 

E agora??? Ficou curioso(a) para ouvir o Sambarama?

 

Saiba como ganhar um dos dois CDs que o Nobit nos presenteou, clicando no banner abaixo.

 

 

Boa sorte!

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Variados...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - LEGOLAND

Para fechar com 'chave de ouro' nosso 'top 10' de parques te...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - BELANTIS

Uma viagem através dos mitos e aventuras é o que promete o p...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - HANSA PARK

Um grande parque temático à beira do mar Báltico é o Hansa-P...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - SERENGETI PARK

Para os fãs da vida selvagem o parque ideal é o Serengeti Pa...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - HEIDE PARK

Na Baixa Saxônia ainda há um destaque para os viciados em ad...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - MOVIE PARK GERMANY

Na Alemanha também existe um parque temático cujo assunto gi...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - PHANTASIALAND

Mais ao norte do país pode-se encontrar um toque de África,...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - HOLIDAY PARK

No estado da Renânia-Palatinado também existe um parque temá...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - TRIPSDRILL

No estado de Baden-Württemberg, sul da Alemanha, fica o parq...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - EUROPA PARK

O maior parque de lazer na Alemanha está localizado no sul d...

[VIDEO] ATUALIZADO: Episódios...

14 Janeiro 2016
[VIDEO] ATUALIZADO: Episódios do "Frauentausch" com participantes brasileiras

[Artigo atualizado em 15.1.2016]Episódio 444 (novo) - quinta...

1963: o ano em que o Lago de C...

12 Janeiro 2016
1963: o ano em que o Lago de Constança congelou completamente

O Lago de Constança está localizado em uma das regiões mais...

Guten Rutsch, Viel Glück und F...

31 Dezembro 2015
Guten Rutsch, Viel Glück und Frohes Neues Jahr: Os símbolos de sorte na Alemanha

Você já ganhou, presenteou ou viu em lojas de presentes aqu...

Mapa com mais de 850 Mercados...

25 Novembro 2015
Mapa com mais de 850 Mercados de Natal na Alemanha

Os Weihnachtsmärkte (Mercados de Natal) são uma tradição nat...

O Natal na caixa de sapatos...

02 Novembro 2015
O Natal na caixa de sapatos...

Como tudo começou... Você conhece a campanha "Weihnachten im...

Oktoberfest: O que diz o laço...

27 Setembro 2015
Oktoberfest: O que diz o laço do Dirndl?

O tradicional vestido utilizado na Oktoberfest e outras fes...

Oktoberfest: "O'zapft is!...

21 Setembro 2015
Oktoberfest: "O'zapft is!"  O zap... quê???

Logo após um pequeno passeio de carruagem, onde os anfitriõ...

Onde tem mais empregos na Alem...

30 Julho 2015
Onde tem mais empregos na Alemanha?

 Cerca de 523 mil novos empregos foram criados em julho [201...

Sou estrangeiro, quero trabalh...

22 Julho 2015
Sou estrangeiro, quero trabalhar na Alemanha

Eu sou estrangeiro e gostaria de trabalhar na Alemanha. Qua...

Novo passaporte brasileiro ser...

14 Julho 2015
Novo passaporte brasileiro será lançado no exterior

O Ministério das Relações Exteriores publicou em sua fanpag...

Um hobby com infinitas possibi...

06 Julho 2015
Um hobby com infinitas possibilidades

Sou Regiane Silveira, formada em administração de empresas...

Reborn: os bebês de silicone q...

28 Abril 2015
Reborn: os bebês de silicone que parecem reais

Olá, eu sou a Sueli Cottone e faço bebês "Reborn". São bone...

Patchwork Moderno

23 Abril 2015
Patchwork Moderno

Patchwork Moderno? Quase sempre, quando falo que faço Patch...

10 brasileiros de sucesso na A...

30 Maio 2014
10 brasileiros de sucesso na Alemanha

Existem muitos brasileiros de sucesso na Alemanha. Evidentem...

Olaf Dammann: um coração divid...

20 Maio 2014
Olaf Dammann: um coração dividido entre Brasil e Alemanha

Vamos conhecer mais um alemão que curte muito o Brasil e é...

Determinação e persistência: p...

13 Maio 2014
Determinação e persistência: palavras-chave para atingir um objetivo

Marina Wagner é psicóloga e especialista em "Desenvolviment...

Aline Celi leva moda com suste...

06 Maio 2014
Aline Celi leva moda com sustentabilidade à Berlin Fashion Week

Foto: Micaela Schäfer, Aline Celi e modelo na Berlin Fashio...

Um alemão apaixonado pelo Bras...

28 Abril 2014
Um alemão apaixonado pelo Brasil

Um jovem alemão vem conquistando muitos brasileiros, tanto n...

Monitor Formigão movimenta Ham...

24 Abril 2014
Monitor Formigão movimenta Hamburgo na ginga da Capoeira

Diego Vinicius Goulart é um capoeirista que fala de seu trab...

Carina Dittrich: uma cidadã do...

07 Abril 2014
Carina Dittrich: uma cidadã do mundo

Carina Dittrich mora na Alemanha, mas é preciso sempre dar...

Edson Cordeiro: o talento bras...

07 Abril 2014
Edson Cordeiro: o talento brasileiro que encanta a Alemanha

Edson Cordeiro é o fenômeno versátil, considerado pela impre...

Personalidade: Ubirajara Fidal...

22 Abril 2010
Personalidade: Ubirajara Fidalgo

A abolição da escravidão, apesar de garantir a liberdade, nã...