Nosso website utiliza cookies para tornar a sua visita mais eficiente. Sem eles algumas áreas como menus, blocos ou slideshows não poderão ser exibidas.

Os estrangeiros te vêem como alemão, os alemães, como estrangeiro

Pessoal,

gostaria que todos pudessem ler este depoimento. Se vc tem passaporte alemão e pensa em vir para Alemanha, vc deve ler isto!


Cheguei na Alemanha dia 14 de Janeiro de 2005. Fui atrás dos documentos necessários para existir aqui. Pessoal, vc não é um alemão só tem passaporte, vc não existe na Alemanha!

Muita burocracia:

1°) Vc vai se registrar na cidade com um endereço de moradia, pegar este papel e ir ao instituto de identificação para fazer sua identidade! Custa 8,00 Euros e demora 2 semanas para ficar pronta. Não esquecendo de fazer as fotos que custam 5,00 Euros.

2°) Abrir conta no banco: vc tem que marcar uma hora (Termin) e levar tua identidade, passaporte, registro de endereço e claro $$.

3°) Para alugar apartamento é um horror ! As imobiliárias só trabalham com TERMIM (hora marcada). VC não pode ter pressa para alugar um ap! Depois que vc acha um, tem que esperar o dia da assinatura do contrato, isso se, quando vc olhar o ap e voltar na imobiliaria, já nao tiverem alugado e algum idiota na imobiliária “não sabia que o colega estava alugando “. Isso é bem comum de acontecer ! Você tem que ter grana para caução tb!

http://bit.ly/WniU09


As imobiliárias são bem cautelosas, querem saber tudo se tem trabalho (e no que?), ainda mais se é estrangeiro que não fala o alemao direito. Bom eu só consegui alugar um quarto na uni de um estudante que estava de férias por 2 meses.

 

4°) Trabalho: Isso é MUITO DIFÍCIL AQUI !!! Mesmo para quem fala alemão, tem preconceito sim. Vc tem passaporte, então pode trabalhar, os estrangeiros vão te ver como alemão e os alemães te veêm como estrangeiro! Alguns brasileiros tb têm preconceito pq vc tem passaporte e acham que sua vida é mais fácil que a deles! Eu só consegui um mini job no MC Donalds, mas não podia trabalhar sem Krankenversicherung (plano de saúde) , mini job (até 400 euros) não paga plano de saúde !!! Como sou alemã e nunca paguei plano de saúde (Krankenversicherung), eu não tinha DIREITO de fazer o Freiwillige Krankenversicherung!! Eu já estava sem grana , então me recomendaram procurar o Sozialamt, pois como ALGII-Empfaenger eu teria DIREITO E DEVER de ter o tal Krankenversicherung!

5°) Se vc acha fácil conseguir ajuda do Sozialamt, ouve essa: madruguei todas as manhãs lá na frente, eles não queriam me atender pq eu não tinha o meu número social , que pode demorar 3 meses, mas vc tem que ter plano de saúde para fazer! Depois de resolver tudo isso, comecou a novela do Sozialamt, eu estava todas as manhãs lá (com uma amiga , pq ela falava bem alemão), mas claro lembrando que eles só trabalham 2°, 4° e 5° das 08:00 às 11:30, se não me engano! Vc vai tomar um chá de banco! A manhã inteira pq tem muita gente para tirar senha!

Depois que consegue ser atendido, te pedem um monte de papéis, aí vc volta, e te pedem mais um papel, vc volta e pedem mais um. Sempre assim! Enrolam bastante!

 


Quando eles não podem inventar mais nada, eles marcam um TERMIM com uma pessoa responsável pela letra do teu sobrenome, só ela pode te atender! Vc volta no dia e hora marcados e o cara tá viajando, ou doente ou sei lá oque! Encho o saco e outro cara me atende, diz que tenho direito e como já tenho mini-job não preciso fazer 1 Euro job (trabalhar por 1 Euro a hora). O cara responsável pelo meu sobrenome nunca vi! Ele nunca estava trabalhando!

Bom, nisso como tinha alugado um quarto na UNi por 2 meses, o contrato terminou e eu não tinha para onde ir! Fui de mala e cuia no Sozialamt e pedi um lugar para dormir. Fui para um albergue público!Lá fui bem atendida, mas o pessoal não acreditava como que uma menina como eu cheguei lá! Eu podia ficar só 40 dias, é o máximo! Fui obrigada a fazer RX para provar que não tinha tuberculose! Vc vai ver aqui na Alemanha muitas mulheres tatuadas, bebendo e andando com um cachorro , talvez punks, pois é, são tuas novas colegas de quarto!

Nisso estava procurando ap e nunca conseguia alugar pq Sozialamt pede papéis especiais para imobiliária por fax e ainda perde o maldito fax, quando vc não ouve este absurdo: o Fax está no computador do meu colega, ele está de férias e eu nao tenho a senha! Pede outro fax, mas a imobiliária não tá a fim de te ajudar! Quando o funcionário tá a fim, ele faz!

Bom, morei 30 dias no albergue e consegui alugar ap! Nisso, eu vim do Brasil, não tenho nem onde dormir! Comprei um colchão a ar, geladeira emprestada etc…

 


Meu processo no Sozialamt, contando só a partir de ter todos os papéis (inclusive me pediram até uma declaração da Uni que eu não estudava l?), entrou dia 24 de fevereiro eu só entrei no meu ap dia 01 de maio e recebi o retroativo de fevereiro um valor de 750 euros que óbvio comprei coisas para mobiliar minha casa. O Sozialamt só me deu um colchão e uma geladeira!

 

6°) Há pouco tempo o Sozialamt vem me obrigando a fazer 1 Euro job! Pelo menos 6 meses em trabalhos como cuidar de idosos para me integrar à sociedade!

7°) Valores:
O Sozialamt paga:
Aluguel: 350,00
Krankenversicherung: 250,00 (valor aproximado)
190,00 da ajuda do Sozialamt

Eu pago: Com dinheiro do MC (250,00) + 190,00 da ajuda
Telefone: 60,00
Luz: 30,00
Passagens: 44,05

Bom mas ainda não terminou, fui contratada pelo MC e vou receber 500 Euros sem impostos
+500
-350,00 aluguel
-44,05:::PASSAGENS
-30,00 LUZ
-60,00:::TELEFONE
Sobra 20,00 Euros para comer!

Então, se alguém te disser que é fácil, por favor mostre este texto!

PS.: Para tudo isso vc vai precisar de alguém que te oriente para ir nos lugares e te ensine os caminhos! Pq em órgãos públicos, quando percebem que vc não fala alemão, nem te atendem direito, são grosseiros e mal educados!

Beijos boa sorte!



Em nosso FÓRUM, tópico SOBRE O TEMA com a participação da Lilian:
Ilusões: http://bit.ly/WniU09

You have no rights to post comments

Top