Nosso website utiliza cookies para tornar a sua visita mais eficiente e dar-lhe mais usabilidade. Eles são necessários para uma melhor funcionalidade do site e sem eles algumas áreas como menus, blocos ou slideshows não poderão ser exibidas.

On Screen Facebook Popup by BNA

Acompanhe e comente nossos temas diários no Facebook!
Curta, compartilhe, PARTICIPE!

Close

  1. Alemanha
  2. Entrevistas
  3. Trabalho Estudos Burocracia

Os estrangeiros te vêem como alemão, os alemães, como estrangeiro

PassMesmo com passaporte alemão, as dificuldades existem

Esta é a experiência da Lilian, uma brasileira muito amável que vive em Düsseldorf e nos contou sua história e dissabores ao chegar na Alemanha com seu passaporte alemão.

Ela foi convidada a participar de nosso Forum de discussão e fala sobre o tema no Tópico "Ilusões", cujo link está no final desta matéria.

O objetivo de nosso site nao é "jogar um balde de água fria" nos sonhos daqueles que pretendem vir para a Alemanha, mas alertar para que se tome muito cuidado com promessa ou informação do tipo "se você tem passaporte europeu, não encontrará dificuldades" ou "basta ter garra e força de vontade que você consegue".

Sabemos que 'cada caso é um caso', mas é importante mostrar o lado ruim da moeda para que ninguém se iluda e seja mais um a bater à porta de uma Instituição de Caridade qualquer, desesperado, pedindo ajuda.

A Lilian está aos poucos se reerguendo e conseguirá sair da situação complicada que conheceu ao chegar aqui.

Pessoal,

gostaria que todos pudessem ler este depoimento. Se vc tem passaporte alemão e pensa em vir para Alemanha, vc deve ler isto!


Cheguei na Alemanha dia 14 de Janeiro de 2005. Fui atrás dos documentos necessários para existir aqui. Pessoal, vc não é um alemão só tem passaporte, vc não existe na Alemanha!

Muita burocracia:

1°) Vc vai se registrar na cidade com um endereço de moradia, pegar este papel e ir ao instituto de identificação para fazer sua identidade! Custa 8,00 Euros e demora 2 semanas para ficar pronta. Não esquecendo de fazer as fotos que custam 5,00 Euros.

2°) Abrir conta no banco: vc tem que marcar uma hora (Termin) e levar tua identidade, passaporte, registro de endereço e claro $$.

3°) Para alugar apartamento é um horror ! As imobiliárias só trabalham com TERMIM (hora marcada). VC não pode ter pressa para alugar um ap! Depois que vc acha um, tem que esperar o dia da assinatura do contrato, isso se, quando vc olhar o ap e voltar na imobiliaria, já nao tiverem alugado e algum idiota na imobiliária “não sabia que o colega estava alugando “. Isso é bem comum de acontecer ! Você tem que ter grana para caução tb!

http://bit.ly/WniU09


As imobiliárias são bem cautelosas, querem saber tudo se tem trabalho (e no que?), ainda mais se é estrangeiro que não fala o alemao direito. Bom eu só consegui alugar um quarto na uni de um estudante que estava de férias por 2 meses.

 

4°) Trabalho: Isso é MUITO DIFÍCIL AQUI !!! Mesmo para quem fala alemão, tem preconceito sim. Vc tem passaporte, então pode trabalhar, os estrangeiros vão te ver como alemão e os alemães te veêm como estrangeiro! Alguns brasileiros tb têm preconceito pq vc tem passaporte e acham que sua vida é mais fácil que a deles! Eu só consegui um mini job no MC Donalds, mas não podia trabalhar sem Krankenversicherung (plano de saúde) , mini job (até 400 euros) não paga plano de saúde !!! Como sou alemã e nunca paguei plano de saúde (Krankenversicherung), eu não tinha DIREITO de fazer o Freiwillige Krankenversicherung!! Eu já estava sem grana , então me recomendaram procurar o Sozialamt, pois como ALGII-Empfaenger eu teria DIREITO E DEVER de ter o tal Krankenversicherung!

5°) Se vc acha fácil conseguir ajuda do Sozialamt, ouve essa: madruguei todas as manhãs lá na frente, eles não queriam me atender pq eu não tinha o meu número social , que pode demorar 3 meses, mas vc tem que ter plano de saúde para fazer! Depois de resolver tudo isso, comecou a novela do Sozialamt, eu estava todas as manhãs lá (com uma amiga , pq ela falava bem alemão), mas claro lembrando que eles só trabalham 2°, 4° e 5° das 08:00 às 11:30, se não me engano! Vc vai tomar um chá de banco! A manhã inteira pq tem muita gente para tirar senha!

Depois que consegue ser atendido, te pedem um monte de papéis, aí vc volta, e te pedem mais um papel, vc volta e pedem mais um. Sempre assim! Enrolam bastante!

 


Quando eles não podem inventar mais nada, eles marcam um TERMIM com uma pessoa responsável pela letra do teu sobrenome, só ela pode te atender! Vc volta no dia e hora marcados e o cara tá viajando, ou doente ou sei lá oque! Encho o saco e outro cara me atende, diz que tenho direito e como já tenho mini-job não preciso fazer 1 Euro job (trabalhar por 1 Euro a hora). O cara responsável pelo meu sobrenome nunca vi! Ele nunca estava trabalhando!

Bom, nisso como tinha alugado um quarto na UNi por 2 meses, o contrato terminou e eu não tinha para onde ir! Fui de mala e cuia no Sozialamt e pedi um lugar para dormir. Fui para um albergue público!Lá fui bem atendida, mas o pessoal não acreditava como que uma menina como eu cheguei lá! Eu podia ficar só 40 dias, é o máximo! Fui obrigada a fazer RX para provar que não tinha tuberculose! Vc vai ver aqui na Alemanha muitas mulheres tatuadas, bebendo e andando com um cachorro , talvez punks, pois é, são tuas novas colegas de quarto!

Nisso estava procurando ap e nunca conseguia alugar pq Sozialamt pede papéis especiais para imobiliária por fax e ainda perde o maldito fax, quando vc não ouve este absurdo: o Fax está no computador do meu colega, ele está de férias e eu nao tenho a senha! Pede outro fax, mas a imobiliária não tá a fim de te ajudar! Quando o funcionário tá a fim, ele faz!

Bom, morei 30 dias no albergue e consegui alugar ap! Nisso, eu vim do Brasil, não tenho nem onde dormir! Comprei um colchão a ar, geladeira emprestada etc…

 


Meu processo no Sozialamt, contando só a partir de ter todos os papéis (inclusive me pediram até uma declaração da Uni que eu não estudava l?), entrou dia 24 de fevereiro eu só entrei no meu ap dia 01 de maio e recebi o retroativo de fevereiro um valor de 750 euros que óbvio comprei coisas para mobiliar minha casa. O Sozialamt só me deu um colchão e uma geladeira!

 

6°) Há pouco tempo o Sozialamt vem me obrigando a fazer 1 Euro job! Pelo menos 6 meses em trabalhos como cuidar de idosos para me integrar à sociedade!

7°) Valores:
O Sozialamt paga:
Aluguel: 350,00
Krankenversicherung: 250,00 (valor aproximado)
190,00 da ajuda do Sozialamt

Eu pago: Com dinheiro do MC (250,00) + 190,00 da ajuda
Telefone: 60,00
Luz: 30,00
Passagens: 44,05

Bom mas ainda não terminou, fui contratada pelo MC e vou receber 500 Euros sem impostos
+500
-350,00 aluguel
-44,05:::PASSAGENS
-30,00 LUZ
-60,00:::TELEFONE
Sobra 20,00 Euros para comer!

Então, se alguém te disser que é fácil, por favor mostre este texto!

PS.: Para tudo isso vc vai precisar de alguém que te oriente para ir nos lugares e te ensine os caminhos! Pq em órgãos públicos, quando percebem que vc não fala alemão, nem te atendem direito, são grosseiros e mal educados!

Beijos boa sorte!



Em nosso FÓRUM, tópico SOBRE O TEMA com a participação da Lilian:
Ilusões: http://bit.ly/WniU09

You have no rights to post comments

Variados...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - LEGOLAND

Para fechar com 'chave de ouro' nosso 'top 10' de parques te...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - BELANTIS

Uma viagem através dos mitos e aventuras é o que promete o p...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - HANSA PARK

Um grande parque temático à beira do mar Báltico é o Hansa-P...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - SERENGETI PARK

Para os fãs da vida selvagem o parque ideal é o Serengeti Pa...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - HEIDE PARK

Na Baixa Saxônia ainda há um destaque para os viciados em ad...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - MOVIE PARK GERMANY

Na Alemanha também existe um parque temático cujo assunto gi...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - PHANTASIALAND

Mais ao norte do país pode-se encontrar um toque de África,...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - HOLIDAY PARK

No estado da Renânia-Palatinado também existe um parque temá...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - TRIPSDRILL

No estado de Baden-Württemberg, sul da Alemanha, fica o parq...

10 melhores parques temáticos...

21 Agosto 2016
10 melhores parques temáticos na Alemanha - EUROPA PARK

O maior parque de lazer na Alemanha está localizado no sul d...

[VIDEO] ATUALIZADO: Episódios...

14 Janeiro 2016
[VIDEO] ATUALIZADO: Episódios do "Frauentausch" com participantes brasileiras

[Artigo atualizado em 15.1.2016]Episódio 444 (novo) - quinta...

1963: o ano em que o Lago de C...

12 Janeiro 2016
1963: o ano em que o Lago de Constança congelou completamente

O Lago de Constança está localizado em uma das regiões mais...

Guten Rutsch, Viel Glück und F...

31 Dezembro 2015
Guten Rutsch, Viel Glück und Frohes Neues Jahr: Os símbolos de sorte na Alemanha

Você já ganhou, presenteou ou viu em lojas de presentes aqu...

Mapa com mais de 850 Mercados...

25 Novembro 2015
Mapa com mais de 850 Mercados de Natal na Alemanha

Os Weihnachtsmärkte (Mercados de Natal) são uma tradição nat...

O Natal na caixa de sapatos...

02 Novembro 2015
O Natal na caixa de sapatos...

Como tudo começou... Você conhece a campanha "Weihnachten im...

Oktoberfest: O que diz o laço...

27 Setembro 2015
Oktoberfest: O que diz o laço do Dirndl?

O tradicional vestido utilizado na Oktoberfest e outras fes...

Oktoberfest: "O'zapft is!...

21 Setembro 2015
Oktoberfest: "O'zapft is!"  O zap... quê???

Logo após um pequeno passeio de carruagem, onde os anfitriõ...

Onde tem mais empregos na Alem...

30 Julho 2015
Onde tem mais empregos na Alemanha?

 Cerca de 523 mil novos empregos foram criados em julho [201...

Sou estrangeiro, quero trabalh...

22 Julho 2015
Sou estrangeiro, quero trabalhar na Alemanha

Eu sou estrangeiro e gostaria de trabalhar na Alemanha. Qua...

Novo passaporte brasileiro ser...

14 Julho 2015
Novo passaporte brasileiro será lançado no exterior

O Ministério das Relações Exteriores publicou em sua fanpag...

Um hobby com infinitas possibi...

06 Julho 2015
Um hobby com infinitas possibilidades

Sou Regiane Silveira, formada em administração de empresas...

Reborn: os bebês de silicone q...

28 Abril 2015
Reborn: os bebês de silicone que parecem reais

Olá, eu sou a Sueli Cottone e faço bebês "Reborn". São bone...

Patchwork Moderno

23 Abril 2015
Patchwork Moderno

Patchwork Moderno? Quase sempre, quando falo que faço Patch...

10 brasileiros de sucesso na A...

30 Maio 2014
10 brasileiros de sucesso na Alemanha

Existem muitos brasileiros de sucesso na Alemanha. Evidentem...

Olaf Dammann: um coração divid...

20 Maio 2014
Olaf Dammann: um coração dividido entre Brasil e Alemanha

Vamos conhecer mais um alemão que curte muito o Brasil e é...

Determinação e persistência: p...

13 Maio 2014
Determinação e persistência: palavras-chave para atingir um objetivo

Marina Wagner é psicóloga e especialista em "Desenvolviment...

Aline Celi leva moda com suste...

06 Maio 2014
Aline Celi leva moda com sustentabilidade à Berlin Fashion Week

Foto: Micaela Schäfer, Aline Celi e modelo na Berlin Fashio...

Um alemão apaixonado pelo Bras...

28 Abril 2014
Um alemão apaixonado pelo Brasil

Um jovem alemão vem conquistando muitos brasileiros, tanto n...

Monitor Formigão movimenta Ham...

24 Abril 2014
Monitor Formigão movimenta Hamburgo na ginga da Capoeira

Diego Vinicius Goulart é um capoeirista que fala de seu trab...

Carina Dittrich: uma cidadã do...

07 Abril 2014
Carina Dittrich: uma cidadã do mundo

Carina Dittrich mora na Alemanha, mas é preciso sempre dar...

Edson Cordeiro: o talento bras...

07 Abril 2014
Edson Cordeiro: o talento brasileiro que encanta a Alemanha

Edson Cordeiro é o fenômeno versátil, considerado pela impre...

Personalidade: Ubirajara Fidal...

22 Abril 2010
Personalidade: Ubirajara Fidalgo

A abolição da escravidão, apesar de garantir a liberdade, nã...